terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sobre DDM (Dungeon and Dragons Miniatures - Skirmish Game)

O jogo de miniaturas Dungeons and Dragons, também conhecido internacionalmente pela sua abreviação DDM, é um dos jogos de estratégia mais cativantes e empolgantes que conheço.

A grande maravilha do jogo é que ele é baseado no jogo de RPG Dungeons and Dragons. Conhecido como o primeiro jogo de interpretação oficial, o D&D possui milhares de fãs ao redor do mundo. Por sua vez o jogo que teve as obras de J.R.R. Tolkien como fonte de inspiração dispõe ao jogador inumeras criaturas fantásticas baseadas em muito na obra literária do escritor inglês. Os Trolls, ents, halflings elfos e orcs são criaturas corriqueiras nos jogos de Dungeons and Dragons RPG.

Mais tarde se iniciou o processo de miniaturização das criaturas do jogo de fantasia, e nasceram então as coleções de DDM (Dungeons and Dragons Miniatures) e junto com as miniaturas colecionaveis um jogo de estratégia sedutor.

Como as miniaturas representavam as criaturas dos jogos de RPG os primeiros jogadores do nicho de Skirmish (a modalidade de competição do DDM) acabaram sendo em sua grande maioria os fãs de RPG. Com o tempo, no entanto uma grande parte dos jogadores de DDM acabou criando seu próprio perfil.

Diferente da essência básica do RPG onde a cooperação entre os jogadores é essencial, o DDM é um jogo de estratégia e alta competitividade entre os participantes.

Para se jogar DDM não é necessário jogar RPG (mas facilitaria a vida do jogador, alias o inverso também é verdadeiro, jogar DDM também ajuda iniciantes a RPG), mas se precisa ter acesso as miniaturas oficiais do jogo. Miniaturas estas que estão divididas em coleções (24 no total) com 40 a até 60 miniaturas em seu hall. Estas miniaturas estão divididas em séries limitadas, e com raridades condicionadas a sua coleção e ao tempo em que foram produzidas. Por exemplo, cada coleção possui miniaturas comuns, incomuns e raras. Esta disponibilidade ajuda a avaliar o valor de cada miniatura. Além disso a época e a coleção em que a miniatura foi lançada eleva seu valor individual. Este fator colecionavel torna o jogo limitado e dificil de ser apreciado por um grande número de jogadores, visto que ter acesso a todas as miniaturas seria um grande feito aos jogadores ou colecionadores.

Além das miniaturas para se jogar DDM também é necessário os mapas de guerra oficiais. Existem diversos, mas atualmente, quase impossiveis de se conseguir, sendo alguns até mais raros que as miniaturas que usam seu espaço como arena.

Os mapas tem uma função importante, eles adicionam o elemento da fantasia ao jogo, criando o ambiente em que as batalhas ocorrem.

De posse dos mapas e das miniaturas o jogador precisa de um dado de 20 faces, lápis e papel.

Fora isto, vontade de aprender o jogo. Depois que aprendeu, uma grande dose de paciência e muita, mas principalmente, muita sorte.

Pois DDM é diversão, estratégia e sorte.

2 comentários:

  1. Quais são os mapas mais raros e pq são raros?

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Na minha opinião todos os mapas do jogo são raros.

    Eles são raros porque não são mais publicados.
    É muito dificil, quase beirando o impossivel se conseguir algum mapa oficial para o jogo atualmente.

    ResponderExcluir