quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mephistopheles, Lord of Cania

Ontem foi um dia maravilhoso. Aniversário de casamento ao qual comemorei com muito prazer com minha esposa. E os deuses das miniaturas me mandaram um presente. Alias um presente que eu paguei uns bons dolares para ter.

Mas ontem chegou meu Nono case de Lord of Madness. E acabou que continuo sem o Elder Blue Dragon para fechar minha coleção. Mas em compensação recebi meu Mephistopheles.

Ula-lá! Foi uma alegria.

Bom de posse da mini na mão e a observando com detalhes, gostei do que vi...
...em partes.

A miniatura foi bem esculpida e na minha opinão ganhou as cores corretas. No entanto a coleção Lord of Madness no geral, teve uma colagem de suas partes que não agradou muito. Uma parte consideravel de suas minis possuem o pó caracteristico e inclusive o brilho de quando você usa um super aderente para juntar as partes a mostra.

Isto deve ter acontecido porque o processo deve ter sido primeiro a pintura depois a junção. Como pinto e remonto minis a algum tempo, percebi que isto funciona assim, mas posso estar enganado e isto pode ter ocorrido por algum outro processo.

Mephistophes ao que parece não foi exessão. A colagem dele a base redonda do suporte está um pouco cheia demais com isto, dando um mau acabamento a peça.

Desconte isto e você tem uma miniatura de vilão excelente.

Mephistophes em RPG pode ver seu uso complicado. Já que é um vilão para níveis altissimos, normalmente épicos. No entanto bons mestres podem fazer bom uso dele, sem a necessidade de combate. De todo modo seria um vilão diabolico sensacional para se adicionar a uma campanha.

Agora vou analisar as estatisticas do vilão para DDM Miniaturas.

Mephistopheles possui duas estatisticas distintas, uma para uso em jogos de 200 pts e outro para jogos de 500 pts.

A versão 200 pts custa 74 pts do seu bando de guerra, enquadrando Mephistophes como um titã regular, ou seja, o tipo de titã que normalmente se arrisca em jogos competitivos.

As defesas de Mephistopheles são: AC e Vontade 26, Fort e Ref 23. Por 74 pts não são boas o suficiente.

Possui vôo 6 e 65 pontos de vida. Novamente abaixo da espectativa pelo seu alto custo.

Os ataques do vilão são 3:
O ataque corpo a corpo e possui bonus +19 e faz 20 de dano cold. O bonus é bom e o dano razoavel, mas sendo de elemento não é bom o suficiente.

Um ataque a distância (ranged) com bonus +21 para ataque fazendo 15 de fogo limitado a 10 quadrados. Por 74 pts se esperava mais.

Um ataque de area na linha de visão (sight) de um único uso com raio 1. Causando 20 de dano de fogo e 10 continuos de gelo. Este ataque é muito bom, principalmente porque pode causar um estrago razoavel usando estratégias de nukar o adversário no primeiro round.

Mephistopheles possui apenas um poder chamado Treachery 10. Este poder adiciona +10 de dano no ataque a distância vs campeões inimigos. Com o ataque a distância podendo causar um total de 25 de dano já podemos começar a desenhar uma espécie de funçao tática para o arquidiabo.

Seguindo, percebemos que o vilão é campeão 4. excelente para garantir a rolagem necessaria para escolha de mapas e para as iniciativas de batalha.

Mephistopheles possui dos efeitos de campeão.

O primeiro adiciona 5 de dano a ataques corpo a corpo e a distancia para aliados malignos.
O segundo diz que sempre que um demônio (demon) aliado destruir uma criatura este demônio cura 15 pontos de vida. A primeira observação neste cp é que o poder esta descrito errado, a palavra demônio deve ser substituida pela diabo (devil).

No geral os dois cps são interessantes, alias bem bons. O segundo cp é mais restritivo do que o primeiro, pois se limitando a criaturas devils praticamente te obriga a pensar em um bando devil.

O primeiro cp, embora restritivo, (os alidos precisam ser malignos) é mais amplo no sentido de não limitar a uma keyword espeficica.

Com isto Mephistopheles de 200 pts se torna um comandante 4, com 2 cps interessantes, e ataques de uso tech. Por 74 pontos, mephistopheles PRECISA ser usado com o bando correto. Além das peças com palavras-chaves (keyword) devil de uso óbvio, deve-se procurar por outras peças para funcionar bem com o diabão. Thrall of blackrazor, por ser evil, se beneficia do primeiro cp de forma magnifica, e poderia fazer até 50 pts de dano, e isto pode se repetir por até 4 rodadas.

No geral achei a versão 74 pontos boa, por conta dos cps, mas um tanto frágil. As defesas não são supinpa e os pontos de vida deixam muita margem a você perde-lo muito cedo na batalha.

A versão épica custa 254 pts, ou seja mais da metade dos seu pontos.

As defesas condizem bem, CA 35 e Vontade 36 e Ref e Fort 32.
Ele mantem o voo 6 e aumentou seus pontos de vida para 175. Bom.
Os ataques corpo a corpo e a distancia permanecem os mesmos, mas com incremento na tentativa de acerto (to hit) e no dano. - incremento necessário mas não significativo, visto que no corpo a corpo aumentou apenas 5 pontos e o ataque ranged perdeu treachery da carta normal.

O ataque de area mudou o nome e ganhou incremento significativo no dano. Foi para 55 de dano com 20 no miss. Ataque excelente, pena que é de um único uso.

Os poderes de campeão mudaram. Agora são:
Você rola um d20 a mais para decidir iniciativa de escolha de rodada.
O outro você ganha 10 vp se a criatura inimiga ocupando a area de vitória dela (victory area) não for um campeão.

Interessantes eu diria. Mas por 256 pts não muito atrativos. O melhor é a rolagem extra do d20.

Até aqui eu diria que Mephistopheles não vale muito os seus pontos.

Mas ele possui um outro poder. Treachery do card de 200 pts saiu de cena para dar lugar a:

: Minor action: Choose up to 2 squares adjacent to each other within line of sight.
Hellfire Bombardment
Those squares become pit terrain until end of round. Recharge as an attack action.

Mephistopheles possui a habilidade de criar pits. em linha de visão. Esta combinação no mapa correto torna Mephistophes tier 1. Principalmente porque a cada rodada você pode prender seu inimigo na SA, ou no mapa. Perceba que criaturas grandes (large) ou enormes (huges), poderão ter uma dificuldade terrivel para sair do lugar.

Algumas peças são companheiros óbvios do Mephistopheles, rakshasa baron para recarregar sua minor action. Peças de ataque a distância. Outra grande sacada é criar pits defensivamentes, visto que pits não são quadrados legais de posicionamento, você pode impedir inimigos de se aproximarde você.

Na teoria o Mephistopheles de 254 pontos é melhor que o de 74 pontos, NO ENTANTO, até o momento não tenho visto o vilão ter muito sucesso. Seu alto custo, torna a busca pela outra metade do seu bando excensial. Trebuchet, tem sido companheiro constante do vilão no mapa do esgoto. Onde o vilão usa seus poderes para impedir a aproximação de inimigos. Funciona bem, até a quinta rodada. Se até lá seu adversário não estiver moido, podes ter problema.



Um comentário: