domingo, 28 de novembro de 2010

Mestres da Infestação (Lords of Swarms)


Não poucas vezes assistimos noticias estarecedoras de como a natureza anda se revoltando com o mundo.
Em DDM não poderia ser diferente.

Por muito tempo um grupo de criaturas estava rotulado com o papel de coadjuvantes. Os swarms se proliferavam dando possibilidades interessantes ao jogador. Mas mesmo com suas habilidades nunca foram vistos como criaturas a desempenhar papel principal. Sempre ocuparam lugar de apoio, suporte, tech.

Com Lord of Madness tivemos a adição de uma nova criatura de infestação (swarm) e junto com ela, o respeito que a categoria sempre mereceu. De repente estas criaturas começaram a ser vistas de outra forma.

Quem sabe...
...não são eles que precisam de suportes?

Analisando as várias criaturas de infestação eu comecei a procurar por campeões de custo médio (menos que 60 pontos) que pudessem desempenhar bons papeis em um bando de infestação. E cheguei a conclusão que alguns nomes se destacam no horizonte.

Foulspawn Seer) - Campeão 3 - 55 pontos. Campeão bom. De longe o campeão mais tático para as infestações. Seu poder de campeão capaz de teleportar um aliado até 10 quadrados pode fazer com que suas criaturas apareçam debaixo do inimigo no momento correto. Da mesma os bônus de +2 no acerto e nas resitências é muito importante.
Guardian Naga) - Campeão 3 - 47 pontos. Campeão ótimo. Um campeão especifico principalmente para as infestações que causam dano continuo. Seu poder de campão de fazer com que o inimigo falhe nos testes de resistência é magnifico, e talvez o mais útil para estas criaturas.
Neogi Slaver) - Campeão 2 - 39 pontos. Um campeão médio. Neogi Slaver possui dois cps que são deveras especificos. Um deles precisa ser usado com uma infestação com a keyword beast, e temos muito poucas. O outro é um pouco melhor, mas é necessário que a criatura esteja já sofrendo um bom dano, pois só age enquanto o alvo estiver sangrando.
Duergar Slaver) - Campeão 1 - 26 pontos. Um campeão médio. O cp de aumentar o dano é muito bom, mas novamente é necessário que alvo esteja sangrando. Por outro lado, o duergar possui uma habilidade tatica interessante podendo tornar seu alido invisivel.
Drow Priestess) - Campeão 2 - 42 pontos. Um campeão médio. O segundo cp de forçar o inimigo a rolar um segundo dado para conseguir sair de um efeito continuo é muito bom, mas não se compara com a falha direta da Guardian Naga. A sacerdotiza possui no entanto um poder continuo muito interessante. Ela é capaz de deixar o alvo com vulnerabilidade 5 até o fim da batalha.
Crownwing) - Não é campeão - O Crownwing embora não seja campeão tem um poder muito bom. Você escolhe um inimigo que não tenha linha de visão com ele e os aliados ganham +10 de dano em ataques melle. Considerando que temos em jogo uma infestação com ataque automatico, embora não seja campeão Crowing merece ser considerado.
Outras criaturas embora não sejam campeãos podem também ser considerados para bandos de infestação. Astral Stalker pode se beneficiar muito bem dos efeitos de veneno causados por infestações por exemplo. Outras criaturas podem por exemplo se mostrar bons suportes. Quando optar por criautas com ataque em area ou explosões (close) favoreça os que negam estes ataques nos aliados ou você pode se complicar, principalmente porque a maioria das infestações se tornam mais eficientes ao compartilhar o mesmo square do inimigo.

Como as criaturas de infestação são especialmente vulneráveis contra ataques de area e de explosão (close) alguns aliados defensivos podem ser úteis. Tais como Windsoul genasi, Duergar Guards. O efeito do Duergar Cleric of Asmodeus de diminuir o LoS inicial também pode ser considerado, embora seus cps não devam ser muito uteis em um bando de infestação.

Warband de infestação: Rot Grub Swarm x2 (22 pts = 44pts), Hoard Scarab Larva x2 (21 pts = 42 pts), Rot Scarab Swarm x2 (19 pts = 38 pts), Demonweb Swarm x2 (10pts =20 pts), Ravenous Ghoul (8 pts), Guardian Naga (47 pts); 199 pts, CR 3, 10 ativações. Mapa: Dungeons of Blood.

No exemplo acima, o bando de guerra é totalmente ofensivo.
Favoreça o combate pelas bordas do mapa se você o vencer.
Use o Rot Scarab para estontear o adversário que lhe oferece mais perigo com ataques de area e explosão. Os Rot Grubs devem atacar por sua vez as criautas que ofereçam mais pontos de vitória para você. Dê uma atenção especial as defesas do adversário para aproveitar melhor os danos automaticos do seu bando.

Os Hoard Scarab lhe concedem pontos de vitória a até 5 squares da sua VA, então você pode levar o combate para o local que desejar de maneira mais apropriada.

No momento em que um dano continuo (de preferência os dos Rot Grub entrar) aproveite para fazer bom uso dos cps de negação de saves da Naga que deve permanecer escondida boa parte do combate. Como 8 das suas peças são swarms você pode ter em um cenário totalmente favoravel a seguinte configuação de dano automatico:

Rot Grub: de 5 a 35 automatico + 15 continuo.
Hoard Scarab: de 10 a 20 automatico
Demonweb: 5 ong em save falho (é o swarm suporte (fodder))

Não esquecendo a capacidade terrivel de estontear os adversários com o Rot Scarab. O ravenous ghoul é a bucha (fodder) verdadeira do bando, e pode se beneficiar do stun dos Rot para fazer um bom estrago.

Fraqueza. Perder o mapa e enfrentar um bando de ataque inicial pode ser arrasador. Mas o pior inimigo deste bando se encontra em criaturas com ataque de explosão continua (burst) e linha (line).

Um comentário:

  1. Bem legal a warband. Detesto enfrentar swarms.

    Abraço

    Snow

    ResponderExcluir