quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aprendendo a jogar DDM - Lendo o Card

Favor, antes de ler este tópico, leia:
Sobre DDM (Dungeon and Dragons Miniatures - Skirmish Game)

Após nossa breve introdução sobre o jogo de DDM, vamos iniciar o processo de ensino do jogo.
O manual completo do mesmo você pode baixar diretamente no site da Guilda:
http://www.ddmguild.com/downloads/revised/BattleRules.pdf

O jogo possui várias necessidades; miniaturas, mapas, dados e cards com as estatisticas de cada criatura representada pela miniatura oficial.
Para um dominio completo do jogo é muito importante você saber ler a carta de cada criatura e também a seguinte informação:

Atualmente existem 4 modelos de cards de cada criatura, mas apenas 2 são compativeis para competições oficiais de DDM 2.0.

Abaixo se encontram as imagens dos cards oficias.

Tanto um quanto outro são permitidos nas competições e ambos em sua grande maioria só se conseguem no site da guil nesta sessão: http://www.ddmguild.com/rules/index.php

Cada banner indica uma coleção e o dowload corresponde a todas as miniaturas da mesma. Por exemplo se você clicar no banner da coleção Night Bellow, vai baixar todas os cards correspondentes aquela coleção.

Este detalhe é muito importante, pois ao adquirir as miniaturas oficiais a grande maioria delas virá acompanhadas de cards defasados. Por exemplo, a coleção de harbinger ira fornecer miniaturas com um card preto e branco com estatisticas do sistema de 1.0 enquanto que coleções mais recentes como Lord of Madness fornecem cards apenas com estatisticas para jogo de RPG 4.0.

Atualmente apenas 3 coleções possui cards compativeis: Dungeons of Dread, Against the Giants e Demonweb.

De posse de um Card de estatisticas na mão você precisa identificar algumas coisas.


Primeiro, o nome da criatura (Name). Ele serve primeiramente para indicar que a carta X pertence a miniatura X. Algumas habilidades e poderes de criaturas podem fazer menção ao nome, mas isto é uma situação especifica.

Nivel (level). Indica o nivel de poder da criatura. Este item é muito importante principalmente no uso de itens mágicos.

As palavras chaves (keywords). Elas tem influencia direta em vários poderes de criaturas, incluindo situações relevantes no uso de mapas.

Estatiticas de Defesa (defenses). Incluem AC, REF, FORT e VONT. Aqui você encontra o valor de cada uma delas. O card roxo (que normalmente inclui a imagem da criatura no mesmo) normalmente apenas apresenta a seguinte descrição: AC e DEFs. O valor citado em DEFs se aplica a cada uma das três defesas não cidadas (ref, fort e vont). Neste caso para determinar se alguma defesa se diferencia é necessário recorrer as habilidades da mesma.

Velocidade (speed). Determina o quanto sua criatura se move no mapa de combate. Velocidade 6, significa que ela pode se mover até 6 quadrados de distância. Se a criatura possuir um tipo de movimento especial (vôo, escavar, etc) ele sera representado aqui pelas letras em inglês correspondem a habilidade (F (flight) para voo, B (burrow) para escavar, P (phasing) para atravessar paredes).

Pontos de Vida (Hit Points). É onde você observa a quantidade de vida que sua criatura possue.

Sangrando (Bloodied). No momento em que uma criatura chegar a metade dos seus pontos de vida ou menos ela sangra. Alguns poderes, ataques e efeitos acontecem durante este periodo.

Facções: Existem 4 facções no jogo. São elas: Fronteiriça (Borderlands) representada pela cor vermelha; Civilizada (Civilization) representada pela cor azul; Subterrânea (Underdark) representada pela cor púrpura; Inóspita (Wild) representada pela cor verde. As criatuas no momento da formação do bando de guerra precisam ser da mesma facção.

Alinhamento: Existem 3 alinhamentos em jogo. Bom (good) representado sempre que houver a cor branca no card ou um círculo com a cor branca; Maligno (evil) representado sempre que houver a cor preta no card ou um círculo com a cor preta; Sem alinhamento (unaligned) quando não houver nenhuma das duas cores acima no card. A grande maioria das criaturas são sem alinhamento. Mais uma vez o alinhamento influencia a criação do bando de guerra. Criaturas boas e Malignas não podem jogar juntas, mesmo pertencendo a mesma facção.

Custo (Cost): Este valor representa o quanto vale determinada criatura no momento de montar seu bando. Por exemplo: ao montar um bando de 200 pts se você colocar 4 criaturas de custo 20, elas somarão 80 pontos, restando a você ainda 120 pts livres para a formação do bando de guerra.

Poderes de campeão (champion powers): Os campeões tem grande influencia no jogo. Eles decidem muitas situações, desde escolha de mapas a iniciativas e possuem poderes que influenciam diretmente o jogo. Estes poderes são conhecidos como Poderes de campeão. Existem poucas criaturas com poderes de campeão, embora você possa construir um bando de guerra sem campeão, a presença deles normalmente incrementara seu bando.

Poderes: A grande maioria das criaturas possuem poderes especiais. Por exemplo se uma criatura pode ficar invisivel, isto estara descrito neste item. Se uma criatura puder se teletransportar também. A variedade de poderes é enorme e se encontra descrito em cada card.

Ações de Ataque (attack actions): todos os ataques das criaturas se encontram descritos neste local.

Nivel de Campeão (Champion Ratting): Campeões com niveis mais elevados influenciam na escolha do mapa, na iniciativa da rodada e no numero de vezes em que podem usar seus poderes de campeãoes.

E com isso finalizamos o processo de aprender a ler o card das minituras.
Se você tiver mais alguma dúvida referente a este assunto, podes participar e perguntar na sessão estratégia deste fórum ao qual participo: http://d20miniaturas.com/forum/index.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário