quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Horda Orc

Resolvi escrever este texto após ser questionado sobre a horda em um comentário em outro tópico.
Pois bem, os orcs tradicionalmente não ofereciam muito perigo no jogo de DDM, por muito tempo. Aconteceu que coleção após coleção, os orcs foram ganhando reforços interessantes, até que de repente de um momento para o outro de tantas miniaturas desta raça disponivel no jogo, se conseguiu criar um bando sólido.

A base para a horda Orc se constitue sob uma peça e um poder de campeão.
A peça é:



Cleric of Gruumsh, por 21 pontos, você coloca em jogo uma peça extremamente agressiva, e posta com o bando melle mais eficiente do momento.

Para entender a base da Horda Orc, primeiro precisamos entender o que este orc tem de tão especial.

Cleric of Gruumsh possui nivel 6. Por seu custo de 21 pontos dentro do limite aceitavel.
Sua AC 20 e Defesas 18 novamente condizem com seu baixo custo. O speed 6 é normal, e seus 45 pontos de vida mais uma vez dentro da normalidade.

Um ataque de miseros +12 para acertar com 15 de dano não impressiona, mas considerando o custo não é ruim.

Orc cleric of gruumsh possui um poder muito bom. Eu diria excelente:
Açoitar o Sangue (Stir the Blood), faz com que um aliado Orc em até 5 quadrados faça um ataque de graça em troca da ação de ataque do clerigo de gruumsh e de 10 pontos de dano da criatura orc.

A principio parece muita coisa, abdicar de ataque e ainda sofrer dano em troca de um ataque imediato, mas no aliado orc correto se torna bem eficiente.

Nosso seguidor de gruumsh é um campeão 1, nada impressionante este 1, mas por 21 pontos é melhor do que a encomenda. Ele possui a seu dispor dois cps.
O primeiro diz que se um aliado destruir um inimigo com um ataque melle, ele podera repetir este mesmo ataque em outra criatura.
Bem interessante. Pena que nunca na história dos bandos onde este orc for campeão ele será usado.

Porque?

Porque o clerigo de gruumsh é campeão 1, e tem dois poderes a disposição. Portanto ele só pode usar um dos dois. E o segundo poder de campeão é apenas isto:

Use at start of the first or second round of battle.
Until end of round, Orc allies have +6 Speed and +10 M Damage.

Traduzindo:
Use no começo da primeira ou segunda rodada de batalha.
Até o final da rodada, aliados Orcs ganham Velocidade +6 e +10 no dano em ataques corpo a corpo (Melle).

Alguém em sã consciencia irá um dia na vida usar o primeiro cp?
never.

Quando Cleric of Gruumsh desceu do seu navio e aportou nas terras de DDM ele trouxe uma alternativa para as criaturas orcs, normalmente com tentativas de acerto baixas demais, ACs e Defs ruins e com a necessidade de se chegar ao adversario, estes camaradas porcinos eram dizimados antes de dar as caras para os adversarios.

Mas os orcs sempre tiveram duas coisas muito boas.
1) bom speed. A maioria dos orcs tem speed médio de 7.
2) bom dano. Embora a tentativa de acerto seja muito ruim, o dano dos orcs é muito acima da sua média de custo.

Cleric of Grumsh aumentou exatamente o que os orcs tem de melhor.
de uma média de speed 7 eles chegam a speed 13, e seu dano melle aumenta em +10.

A partir dai um número sem fim de bandos Orcs criados para destruir o inimigo na primeira e segunda rodada pipocaram.

A horda Orc consiste em aproveitar o máximo o poder de campeão de cleric of gruumsh, e como as tentativas de acerto dos orcs no geral são ruins, não se deve abrir mão do número de ativações. Bandos de Horda Orc, bons, possuem no mínimo 10 ativações.

Exemplo de Horda Orc:
Cleric of Gruumsh (21, pts), Orog Warlord (71 pts), Howling Orc x7, (15pts = 105pts), orc warrior 3pts, 10 ativações, CR 2, Map: Mushroom Caves

O bando funciona assim, na primeira rodada você usa o cp de +6 velocidade e +10 no dano, e ao mesmo tempo usa o cp do Orog Warlord que também aumenta o speed em +2. Com isto os Howling orcs e o orc warrior vão aumentar o speed em 8, o Orog aumenta em 6 e o Cleric em 2.

Com speed base de 7 os Howling orcs passam agora para speed 15. Eles simplesmente cruzam os mapas de guerra.

Com os dois cps em um uso, você inicia a corrida, e parte em carga para cima de seus adversários.
os Howling orcs atacam com apenas +9, mas ganham +2 do Orog e +1 da carga, chegando a uma tentativa de acerto de +12 para 35 de dano!

Com 55 de vida cada uma destas criaturas que custa 15 pontos se tornam máquinas de machucar. Por fim, quando todas as criaturas tiverem feito o assalto você parte com o Orog, que chega causando 30 de dano.

O cleric of gruumsh se aproxima e vai usando o stir of blood no Orog que vai amaciando o bando do oponente.

Normalmente ao final da primeira rodada, 1 ou 2 criaturas fortes do oponente foram destruidas, ao custo das suas buchas de 15 pts.

Este bando costuma ter as mais diversas formações. Pode-se abrir mão de 2 howling orcs para se colocar Orc Sergent para adicionar +2 no ataque e +5 no dano na primeira rodada.

Orc wolf shaman, pode desempenhar um papel parecido com o do Orog aumentando speed, e atuando mais como spellcaster. e adicionando outras criaturas orcs ao jogo.

Outro orc interessante é o Orc Warchief, que faz com que todos os orcs comecem a 4 quadrados da started area.

Resumindo, a horda orc é um bando de guerra que é feito para massacrar seus adversarios onde quer que eles estejam na primeira ou segunda rodada.

Fraqueza. Fator sorte. O fator sorte é o calcanhar de aquiles deste bando. Como grande parte dos oponentes possuem ACs e DEFs melhores do que os orcs, é necessário que ao menos 30% das suas rolagens sejam efetivas, (OU seja TRÊS ATAQUES de dez).

Outra opção é você eliminar as peças de apoio do adversario. Seus orcs com certeza destroem um merchant guard por ataque, por exemplo, ou uma elf warsinger.

Em geral você deve se focar nos adversarios de custo elevado com AC média (23 no máximo).

6 comentários:

  1. Muito legal o bando. Mas o Orog é underdark, certo? Dá pra trocá-lo por um Banebreak Rider (52 pts) e sobra uns bons pontos. O que vc acha? Achei bem legal esse bando, valeu.

    Abs.

    Snow

    ResponderExcluir
  2. Sim. O Orog Warlord é Underdak e como ele é quem tem o Warband bulding, (a capacidade de puxar criaturas de outras facções para a dele), o bando é Underdark.

    O Orc banebreaker também é muito bom. Como disse, a base esta formada, agora é só catar orcs e brincar.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal mesmo. Vc gosta do Orc Wardrummer? Estou pensando em comprar um, e alguns Howling Orcs depois de ler seu post.

    Abs

    Snow

    ResponderExcluir
  4. Como eu disse, qualquer orc se torna eficiente junto ao cleric of gruumsh.
    Orc wardrummer pode ser até muito mais. Imagine você avançando com ele andando a speed 14 e ao chegar lá você usar o tambor para anular o poder de campeão adversário?

    Muitos campeões são apenas eficientes no inicio, imagine que legal é isto?

    fora obviamente o aumento de dano.
    eu com certeza não usaria para aumentar a defesa. Visto as baixas defs dos orcs, o bando deve ser mais focado em ofensividade do que defesa.

    ResponderExcluir
  5. Genial Papa. Warbands temáticas são f#&@. Joguei ontem com os Kenkus do Lords of Madness. Estou com dois Kenku Warrior e dois Wing Mage. Com 3 Warriors e 3 Mages mais alguns Kenku Sneak fica muito bacana.

    Abraço

    Snow

    ResponderExcluir
  6. Aproveitando o embalo da Horda Orc, que tal um post sobre warband dos Kuo-Toa Whips?

    Abraço

    Snow

    ResponderExcluir