quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tesouro de Dragão (Dragon Treasure)

Resolvi hoje, a poucos dias do ano novo pensar em um bando de guerra um pouco diferente. Uma das coisas que mais gosto de fazer ao pensar em um bando de guerra é; o que seria tão diferente que meu oponente não estaria pronto para enfrentar?

As vezes este tipo de pergunta é muito dificil de responder.

Acontece que acabamos presos a maioria dos bandos de guerra que outros jogadores constroem, privando nossa própria criatividade. Pior as vezes nos pegamos enfrentando bandos de guerra de amigos que são extremamente poderosos, que começamos a pensar em criar bandos para combater o adversario requerido. Isto não é bom.

O grande diferencial esta em apostar em uma estratégia, que você conheça e acredite ser diferente. Surpreender um jogador veterano é muito dificil, mas nem sempre impossivel.

O bando de guerra que apresento hoje é novamente formado em cima de um cp.
Neste caso de um cp de um dragão.
Large Red Dragon de Dragoneye possui um cp maravilhoso, e de muito pouco uso atualmente pelos jogadores, é seu segundo cp, que diz assim:

Use before taking your first turn of a round. The player whose warband eliminates more enemies than any other this round scores +15 VP.

Traduzindo: Use antes do seu primeiro turno em uma rodada. O jogador ao qual o bando de guerra eliminar mais criaturas que o outro ganha +15 vp.

+15 vp? E isso é lá algo pelo qual vale a pena? meu oponente faz +20 no dano, não é melhor do que isto?

Depende.

Depende, se você souber usar este cp de forma criativa ou não.

Vamos construir um bando de guerra pensando neste cp, ele seria:

Large Red Dragon 83pts, Soulrider Devil x2; 34pts = 68pts, merchant guard x2; 8pts = 16 pts, Free League Ranger 25 pts, goblin runner x2; 4pts = 8pts.

Este seria um bando ofensivo excelente, mas um pouco conservador. Ele teria 3 usos do cp de ganhar +15 vp, podendo dar a você uma vantagem de até 45 pts. Ele teria 2 atiradores fantasticos, pois os soulriders são extremamente eficientes, teria ainda dois ótimos defensores. Merchant guards podem prolongar a vida de suas principais peças por um bom tempo. E dois ótimos pegadores de VPs (os goblins).

Existe uma grande vantagem no cp do Large Red Dragon, muito diferente da maioria dos cps, que obrigam o jogador a tomar suas decisões antes do inicio da rodada (at start of a round), o cp do dragão lhe permite usa-lo na sequencia, antes da ativação da sua primeira criatura (before taking your first turn). Extremamente estratégico e útil, visto que você pode avaliar bem sua situação.

É muito importante o seguinte. Ao usar este cp, você deve ter em mente um calculo pré-feito de quantas criaturas você consegue exterminar na rodada e quantas seu adversario o fara. Como o cp é uma faca de dois gumes, observe que seu adversario ira correr atras destes mesmos pontos da mesma maneira que você.

Este cp irá tornar o jogo muito agressivo. Com 8 ativações, e com pelo menos 4 criaturas frágeis (merchants e goblins) você pode ao invés de se fartar em seu cp, se tornar vitima dele, oferecendo estes 15 pontos extras ao seu adversário.

Contado que você será um jogador habilidoso e saberá posicionar bem, e não entregar mais peças suas do que o adversário a você, o bando lhe oferece algumas vantagens.

Primeiro, ambos os soulriders fazem dano no miss. o que lhe garante 20 pontos de dano automatico. A maioria das peças de baixo custo alcançam no máximo a este total de hp. Portanto elas se tornam suas principais vitimas.

Os merchant guards devem ser usados para proteger e garantir extra live aos soulriders. Enquanto que seu dragão na verdade será seu apanhador de VP! Ao menos na primeira rodada. Tudo isto procurando não entregar seus goblins ao adversário.

O mapa ideal para este bando seria o flooded ruins. Com amplas linhas de visão de um lado a outro do mapa.

A grande desvantagem é que você pode vir a perder o Free Leaguer Ranger antes de conseguir usar o terceiro cp extra que ele garante a seu bando. Outro perigo, é seu adversário conseguir administrar as defesas e mortes e assim conseguir ele angariar os pontos de vitória.

Para ser bem efetivo, é normal que você agrida o bando adversário imediatamente.



Ah, você achou o bando interessante, mas não viu tanto potencial, da mesma maneira percebeu que eu chamei o bando de conservador.

Isto acontece porque o bando construido do jeito em que se encontra depende de duas coisas importantes: estratégia e fator sorte.

Ok, na estratégia eu me garanto, mas na sorte...

É nesta hora em que deve se entrar a criatividade para tentar se surpreender o adversário.

O bando abaixo, apresenta apenas 2 peças do bando original e a ele agregados, apenas mais 2 peças.

Bando de guerra: Large Red Dragon 83 pts, Young Red Dragon 52 pts, Soulrider Devil 34 pts e Renegade Warlock 30 pts. 4 ativações, CR 2. mapa: Evermelt ou Flooded Ruins.

Apenas 4 ativações?
Bem o bando acima não tem intenção de ser Tier 1, mas de surpreender seu adversario imediatamente.

Observem o cp do Young Red Dragon:
Use before taking your first turn in a round: At
end of round, the player whose warband destroys
the most enemies this round scores 15 VP.

Tradução: Use antes do seu primeiro turno em uma rodada. No final da rodada, o jogador cujo bando de guerra destruir mais inimigos nesta rodada recebe +15 VP.

Nota IMPORTANTE: ESTE CP do Young RED Dragon é o cp corrigido e encontra-se nas coleções refeitas da guilda (Guild). O cp original do dragão, faz referencia ao oponente de nivel mais alto, mas este foi descartado e substituido.

Tá mas perai, não é a mesma coisa do cp do Large Red Dragon?
Em tese sim, mas não está descrito explicitamente igual, provem de outra criatura e possue pequenas diferenças, um se refere a eliminar e outro a destruir. Sim é a mesma finalidade, mas como os descritores são diferentes e provem de criaturas diferentes, PODEM ser usados ao mesmo tempo para garantir ao jogador +30 VP ao final da rodada.

OK, mas se controlar quem ia matar mais criaturas com +15 pontos já era dificl, isto não se complica mais agora?

Em tese não. Porque não?

A grande maioria dos jogadores ao criar bandos de guerra, costuma construir bandos de controle de ativações. Logo, assim que o jogo começar, você deve novamente analisar suas possibilidades e assim que puder usar os dois cps de uma unica vez.

Com dois atiradores de radios 2 a distancia é praticamente certo que você destruirá mais criaturas do adversario do que ele o fará em resposta, principalmente considerando o fato de que você possui apenas 4 ativações.

Suas poucas ativações lhe dão uma vantagem estratégica no uso dos cps consideravel. E o mais interessante é que o Large Red Dragon, será poupado, visto que o oponente visualisara que ele precisa eliminar o soulrider devil, ou o renegade warlock antes dos outros dois. Entre os dragões novamente é mais facil eliminar o Young do que o Large. Note que é de suma importancia que o Young sobreviva até o começo da segunda rodada, quando então você ira usar novamente o seu cp.

Em teoria você estara administrando um jogo onde você tera de 60 VP + VP de criaturas destruidas a 80 VP + VP de criaturas destruidas.

Esta vantagem é altamente consideravel, principalmente se você perceber que não precisará se preocupar em lidar com o bando integral do adversário. Por outro lado, em jogos com tempo cronometrado de 50 minutos você pode obter uma boa vantagem da mesma forma.

No entanto, como a sua estratégia é eliminar o suporte adversário, ele trará o combate a suas portas e o mesmo poderá se fechar mais rapido do que você pense. Portanto observe bem onde vale mais a pena investir os bafos do Large Red Dragon.

O Young Red Dragon terá uma finalidade toda tech na partida, e você deve saber usa-lo de maneira apropriada. Primeiramente ele servira para lhe garantir os pontos dos cp, após ele pode ser usado como criatura para ataque, MAS não para preservação. Se você tem uma criatura a perder neste jogo, após  segunda rodada é o Young. Deixe que ele se torne escudo dos demais.

Caso seu adversario possua também poderio a distancia, use imediatamente o soulrider e o renegade, neste tipo de jogo, ambos irão ser destruidos rapidamente. Mas não se apavore. Procure dividi-los e mante-los vivos o maior tempo possivel. Neste tipo de ação normalmente o oponente deixara seu dragão livre. Ao custo de 83 pts, com boa AC e Defs, e administrando provaveis 60VP+ você estara com ampla vantagem.

Fraquezas: A pior coisa a se enfrentar com este bando, na verdade não são criaturas adversarias, mas sim mapas. Bandos defensivos que joguem nos esgotos (Sewers) podem arruinar todo seu bando antes mesmo de começar. Estes mapas combinados com peças como Elf Arcane Archers, Trebuchet e principalmente Vampire Guild Master com a combinação correta, são o nemesi deste bando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário