sábado, 12 de fevereiro de 2011

Guerra dos Beholders - Parte 3 - Lorde Fantasma (Phantom Lord)

Vamos analisar hoje o terceiro beholder do box: Beholder´s Collector Set.

O Ghost Beholder

Iniciamos com a já tradicional analise de ficha da criatura.

Ghost Beholder é o mais caro beholder do set a poder participar de batalhas de 200 pontos.
Com 111 pontos este beholder entra na categoria de titã absoluto.
Uma categoria inglória com muito poucas criaturas titãs realmente capazes de jogar neste formato.

Por 111 pontos Ghost Beholder vai ter que simplesmente me impressionar quando eu observar todos as suas estatisticas.

Iniciando a analise vemos que nosso fantasma possui quatro defesas distintas: AC 30, Will 29, Ref 28 e Fort 27. Números simplesmente ruins, especialmente se compararmos que pela metade do custo temos a disposição criaturas com AC 29 e Defs 28. Deveria por seu custo ter AC 32 e DEFs 30 no mínimo.

A velocidade de vôo 5 é catastrófica, mas sendo um beholder onde normalmente todos são lerdos não chega a ser desapontante, mas esperado.

Pontos de vida, 65. Simplesmente ridiculo. Eu sei, vão me dizer que a criatura é insubstancial e que leva metade do dano por conta disto, mas se ela tomar um critico insubstancial não se reduz. Pior ainda é se ela enfrentar uma criatura capaz de causar criticos automaticos. Pior ainda é se ela ficar indefesa (helpless) por conta de sua Will mediocre e for morta por uma bucha de 5 pontos que lhe causara 30 de dano automatico.

Ataque base de +23 pára um possivel total de 25 de dano, dentro da média mas nada impressionante.

Poltergaister eye possui limitação de range 12, causa apenas 15 de dano e o efeito que causa é um deslize de 4 quadrados. Como alguém pode pensar que este ataque é bom para uma criatura de 111 pontos? Se ela pegar na frente um bando mediano com 8 criaturas com 65 de vida cada, Beholder fantasma precisaria de simplesmente 35 ataques para matar todo mundo. Lembre-se que estamos falando de um titã. Este tipo de criatura precisa ser auto-suficiente para lidar com vários inimigos. Péssimo ataque e poder de dano.

Possession Ray, ok o range melhorou agora é o mais próximo (nearest), facilmente controlavel por qualquer bom adversario. Dano de 25 e dominado ( o que atualmente só é bom para o Neogi Great Old Master ). A conjunção deste poder com Tenacious Possesion até dá algum caldo. Mas o ataque só pode ser feito uma única vez. Logo o detentor deste beholder vai ter que se distrinchar para poder usar este ataque da melhor maneira possivel. Se ele errar ele, provavelmente vai chorar e querer parar a partida.

Central Eye, um bom ataque close, e como minor action ajuda um pouco. Poderia ter sido o tradicional blast 5 ao invés de 4. Uma gama sem fim de criaturas mediocres tem blast 5 porque não uma criatura de 111 pontos? Pior ainda é o efeito, 10 de dano continuo (ongoing) e o alvo concede vantagem de combate. Deveria causar 20 de dano normal e algum efeito no estilo de dazed.

As habilidades do fantasma são, phasing, ótima! Concede a ele uma boa modilidade e bom posicionamento no jogo. Resistencia 10 a necrótico, ajuda um pouco. e Vulnerabilidade 10 a Radiante. Pelamordedeus o bicho tem só 65 pontos de vida e ele tem uma vulnerabilidade por 111 pontos?

Feast on Fear. Ele ganha 5 pontos de vida cada vez que blodar um inimigo. Pena que com o range 12 vai ter que caçar buchas para conseguir esta façanha. Bom que voa e tem velocidade 5, com isso deve cruzar o mapa na quarta rodada se já não estiver no cemitério.

Por fim Tenacius Possession, recarrega Possession Ray quando uma criatura sair da dominação e ficar confusa na rodada seguinte. Por esta ordem não dá nem pra matar alguém que estiver sendo afetado por Possession Ray, antes que o alvo tenha passado pela confusão senão não recarrega o ataque melhorzinho do beholder.

No meu entender Beholder Fantasma é fraquissimo. Por 111 pontos cai no estigma de Titã sem chance. Principalmente se compararmos com criaturas como o Caller in Darkness que pela metade do custo, tem tanta vida quando ele, dois ataques e inclusive ataques automaticos.

Com certeza a pior criatura do set.

Bando de Guerra:

Ghost Beholder, Skulllord, Duergar Guard, Delver Sergent, kobold zombie x4 - Map: Dragon Shrine

Bom a única coisa que eu consegui pensar para o Fantasma Beholder é uma tentativa de ganhar o jogo tentando mantê-lo vivo. Para tanto as duas melhores peças para ajuda-lo são Duergar Guard que ajudara a criatura sendo seu guarda-costas e lhe garantindo sobrevida, e o Skulllord junto com o Delver Sergent poderá render a ele pelo menos até 80 pontos de vida extra que serão transformados em 160 pontos se tudo der certo.

O Bando até que fica bem forte, contando com toda a sobrevida que o fantasma pode ganhar, especialmente se o skullord ajudar com sua cura de 10 no seu ataque sight. Mas você provavelmente não conseguira uma VA na primeira rodada, e depois ira precisar que o fantasma obtenha sucesso nos seus ataques e principalmente sobreviver a investida do seu oponente. Acredito que este bando consiga se virar bem em jogos por tempo. Já que vai dar um grande trabalho derrubar o beholder.

Fraquesas: Bandos com criticos automaticos, Fator Sorte é novamente muito necessário, por ser bando de titã seus ataques precisam obter sucesso e seu adversario não pode ir bem em 80% dos dados.

6 comentários:

  1. Por um ponto a mais temos o Neogi Great Old Master. Comparando os dois, pobre Beholder. Uma pena mesmo.

    Abs. Snow

    ResponderExcluir
  2. Já que vc citou o Possesion Ray...cara, existe alguma salvação pro Ultroloth em jogos de 200 pontos? É uma das mInis que (visulamente) eu mais gosto, mas com aquelas defesas e baixo HP, raras vezes montei boas warbands em torno dele. Vc tem alguma sugestão?

    Abs. Snow

    ResponderExcluir
  3. Problema do ultroloth nem é a vida de apenas 55 pontos. As Defesas são boas, os ataques e poderes também. Problema todo do ultroloth é o To HIT (tentativa de acerto), é muito baixa pra 62 pontos.

    O melhor bando de ultroloth são 2 ultroloths. Três seria perfeito, mas pra 200 pontos Arena então. Com dois ultroloths você precisa melhorar as chances de acerto. Worg é aliado certo, assim como pelo menos 2 merchant guards pra dar sobre vida. Bladesinger seria a melhor opção de campeão por conta do possivel aumento no ataque para os dois.

    ResponderExcluir
  4. Bladesinger é uma boa mesmo, não conhecia. Worg sempre é bom. Vc acha o Valenar Commander uma boa opção, pelo ataque ranged virar sight?

    Abs. Snow

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, dei uma olhada na ficha, e acho que nem combando 2 e usando merchants e worg a coisa anda.
    Muito vulneráveis, principalmente a linhas, blasts e radius. Dragões e Solamiths são o terror pra eles.

    ResponderExcluir
  6. Tb acho Washington, é bem difícil montar um time de 200 competitivo com o Ultroloth. Apesar do bicho ser Border e Under, é casca. Já pensei no Duergar Slaver para deixá-lo invisível, mas essa Mini não tenho. Já usei o Militia Archer pra dobrar o range do dominate e dar recharge sem expor tanto assim, funciona, mas depende do mapa, da warband inimiga, ativações, etc. E a pergunta que não quer calar, o Solamith será realmente banido?

    Abs. Snow

    ResponderExcluir