sábado, 5 de fevereiro de 2011

Eternal Blade e Treasure Trove 3

Desde de domingo estamos todos observando como e de que maneira os novos itens mágicos lançados em Treasure Trove 3, podem ou não influenciar o jogo.

Diferente das versões anteriores, a nova coleção de itens mágicos tem em sua grande maioria itens úteis, que adicionam dinamicidade ao jogo.

Não pretendo analisar todos, pois isto seria uma tarefa enorme, mas alguns nós vamos nos ater. Principalmente porque estão ligados ao retorno ao jogo de uma peça banida anteriormente.

Eternal Blade.

Ela fora banida por conta de seu poder de campeão ser considerado por muitos jogadores desbalanceador, e retornou recentemente com novas estatisticas, junto com outras duas peças: WitchKnife e Delver Sergent.

No entanto diferente de seus colegas, Eternal Blade ficou de molho por um tempo por conta deste poder de campeão:

Use at start of round: Reassign 1 Eternal Training item from this creature to 1 ally.

Traduzindo: Use no Começo da rodada: Distribua 1 item de Treinamento Eterno desta criatura para 1 aliado.

Pois bem, o problema aconteceu foi que as novas estatisticas da Eternal Blade sairam em 10 de dezembro, e apenas recentemente foram liberados os cards dos itens mágicos.

Quase 2 meses de espera e finalmente uma analise mais criteriosa sobre a Eternal Blade pode ser realizada.



Embora muitos o farão (e com razão) eu não pretendo comparar esta Eternal Blade com sua versão antiga. Vou tratar ela como uma criatura totalmente nova.

Assim sendo, o assunto inicia comentando sobre um campeão 3 borderlands de 54 pontos. O nivel de campeão pelos 54 pontos esta dentro da média, mas vamos ver como se comportam as outras estatisticas.

AC 26 e demais defesas 24, também estão compativeis com seu custo, da mesma forma que seus pontos de vida: 80. Velocidade 6 é considerado normal.

A tentativa de acerto, +17 para 20 de dano, não é a mais indicada pelo custo, mas não pode ser classificada como ruim.

Eternal Blade possui, um poder de assalto muito interessante: Bounding Assault permite que a campeã consiga se mover de forma muito eficiente durante o jogo, e normalmente é um de seus principais poderes.

Defender, é um dos principais poderes desta miniatura e vai fazer com que ela sempre esteja próxima de seus aliados.

Eternal Trainner, um poder novo, no qual a campeã pode carregar 3 itens mágicos conhecidos como Treinamento Eterno consigo.

Seguem os itens:


Temos dois itens de Treinamento eterno, um direcionado para criaturas de ataque corpo-a-corpo e outro para criaturas de ataque a distancia (melle e ranged). Esta diferenciação, ira fazer com que a mairia dos jogadores ao criar seu bandos provavelmente optem por 1 ou outro estilo de combate. Ao menos na maioria das vezes.

Finalizando seus poderes normais, adentramos agora nos poderes de campeão. Onde nossa heróina pode escolher entre 2.

Um deles aumenta todas as defesas de uma keyword especifica e da eternal blade em +2 até o final da rodada. Tornando o uso deste cp indicado para bandos de guerra defensivos.


Seu outro poder de campeão, diz que no Começo da Rodada ela pode passar a um aliado um item de Treinamento Eterno.


E nesse quesito é necessário que observamos cada um deles.


Cada item de treinamento eterno age sobre um tipo especifico de ação de ataque. Um sobre corpo-a-copro (melle) outro sobre ataques a distância (ranged).

O de ataque corpo a corpo concede +2 na tentativa de acerto e + 10 no dano, usado no começo da rodada e que fica a disposição até o final do jogo.
O de ataque a distância concede apenas +5 no dano, em troca da ação de movimento da peça, e recarrega por uma ação de ataque. Infinitamente pior do que seu companheiro acima.

Ambos devem ser usados em criaturas Martial, Borderlands de nivel 5 - 10. E apesar do que algumas opiniões expressaram o texto de abertura da Eternal Blade deixa claro que estes itens devem ser repassados para as crituras com os requisistos e niveis apropriados.

Ou seja temos agora uma limitação muito grande no uso destes itens. E considerando que você pode usar os mesmos sem Eternal Blade, este campeão não chega a ser tão eficiente.


Os poderes de campeão por seus 54 pontos não chegaram a me impressionaram. E a restrição da passagem de itens torna EB menos eficiente o que poderia. Principalmente porque os itens podem ser comprados sem ela, economizando pelo menos uns 40 pontos para outras peças.

Mas Eternal Blade ainda é uma opção de jogo que pode ajudar a dar uma boa variada no meta.
Comentando agora sobre a coleção Treasure Trove 3; varios itens interessantes, muitos modificados, muitos novos e alguns excluidos da versão Beta apresentados anteriormente.


Acredito que dentro em breve eles estarão disponiveis pra dowload no site da guilda.


Mas a lista dos itens compreendem:


Eternal Training Melle e Ranged por 5 de custo cada. Muito bom, e talvez mais aplicáveis sem Eternal blade do que com ela.


Shadow Web Cloak, bom, pena que é restritivo para drows.


Helm of Command, acabou ficando mais eficiente do que sua versão beta. O nivel 6+ faz com que tenhamos mais opções do que apenas a Brass Samurai. Lord of Blades pode ser uma opção interessante, ou mesmo Irontooth.


Sphere of Annihilation, para arcanos de nivel alto, ficou um item interessante.







Ancestral Wings, interessante, mas meio restritivo demais. Wild, Arcane e de nivel 7 a 9. Pouco jogo. As melhores opções são Wild Mage, Cormyrean War Wizard e Elf Conjurer.

No geral os itens ficaram bem interessantes. Eternal Training, Ring of Phasing e Cloak of Eyes vão jogar muito.



Ring of Phasing, muito bom. Arcanos underdark com phasing vão governar o jogo. Eu me atrevo a dizer que isto pode tornar Mephling Pyromancer muito eficiente em jogo.
Fiendslayer Missile. Muito restritivo. Nivel alto, precisa ser martial e precisa de ataque ranged, e apenas versus determinado tipo de criaturas. Muito pouco jogo, apenas 4fun e você sabendo com o que seu oponente vai jogar.
Woodland Staff, muito eficiente. Criar terrenos é sempre um grande diferencial. Uma grande opção para wild.
Circle of Protection, item com bom poder, mas limita a criatura a ficar posicionada em um mesmo lugar. Não vejo muito futuro em seu uso.
Obscene Wealth, outro item muito interessante, e que na minha opinião deve ver jogo.
Cloak of Eyes, melhor item do set, qualquer arcano entre os nives 11 e 15 vai se beneficiar muito deste item. Destaque para Ogre Mage com blindsight. Acredito sinceramente que este item precisa ser nerfado.
Potent Poison, também interessante, criaturas Stealth são bem vindas, mas depende muito do fator sorte para ser usada, dificilmente vai ver jogo.

2 comentários:

  1. Cloack of Eyes é assustadoramente bom...turbinou o Rakshasa Baron, o Tomebound Arcanist...

    Abs. Snow

    ResponderExcluir
  2. papa, é +2 +5 o eternao de melee.

    "O de ataque corpo a corpo concede +2 na tentativa de acerto e + 10 no dano, usado no começo da rodada e que fica a disposição até o final do jogo."

    ResponderExcluir