quinta-feira, 15 de março de 2012

Prewie de Rise of Runelords

A primeira coleção de miniaturas de plástico pintadas do sistema Pathfinder, foi razoável eu diria. 


Quero dizer razoável, pois eu preciso considerar o fato de que o sistema adentra em um mercado concorrido e dominante do falecido D&D Skirmisher game da Wizards of the Coast, e todas as miniaturas lançadas neste contexto serão equiparadas, melhor dizendo, comparadas com as inúmeras miniaturas já existentes de D&D.


O primeiro set de Pathfinder, chamado Heroes and Monsters precisava entrar no mercado fornecendo o básico. E foi o que fez. Fez uma escolha de personagens de heróis e monstros básicos e os introduziu no mercado. Várias das peças ficaram aquém das que encontramos entre as miniaturas de D&D. Ainda assim, o fato de se ter miniaturas novas no mercado e principalmente, compatível com os sistemas de representação de miniaturas para RPG foi essencial para que a coleção tivesse boa aceitação.


Mas o que realmente marcou pontos para a empresa, foi o fato de que a Paizo está sabendo vender seu peixe de maneira muito interessante.


Logo após o lançamento de Heroes and Monsters a empresa anunciou a comercialização de um novo set de miniaturas, chamado de Rise of the Runelords, com previsão de lançamento para Julho 2012. Esta nova coleção de miniaturas começou a aparecer em prewies ao mesmo tempo em os clientes colocavam as mãos no set de Heroes and Monsters e começavam a criar suas opiniões sobre o novo produto.


Ofuscados pelas imagens do lançamento da nova coleção, Heroes and Monsters se tornou um produto aceitável e com muita pouca reclamação ou opinião sobre o mesmo. 


Eu diria que isto foi feito propositalmente. A coleção possui algumas esculturas ruins e de escala duvidosa, que prometem serem corrigidas em Rise of Runelords. Prova disto é que na nova coleção três novos Ogros prometem deixar o de Heroes and Monsters com o status de anão da família.


Se Heroes and Monsters passou batido, Rise of Runelords não terá com certeza o mesmo fim.


A nova coleção se baseia em uma série de sucesso de seis aventuras do sistema Pathfinder de mesmo nome da nova coleção de miniaturas. As aventuras levam os heróis por diversos cenários, onde iniciam enfrentando goblins, mortos-vivos, gigantes e acabam por enfrentar um poderoso mago em seu climax.


Diferente de quando a Wizards of The Coast tentava fazer o mesmo, Pathfinder criou as miniaturas de Rise of Runelords, exatamente para servirem para a aventura. Evidentemente todas as miniaturas poderão ser usadas por mestres e jogadores em outras campanhas. Mas o grande ponto, é que quando o mestre resolver narrar esta aventura, ele poderá ter a sua disposição uma enorme variedade das criaturas e dos personagens principais envolvendo a mesma.


Outro grande ponto, é que a Paizo está a ponto de Reimprimir em uma edição reformulada toda a aventura, que deve ser lançada simultaneamente com a coleção de miniaturas.


Rise of Runelords, possuíra em sua conta 60 miniaturas, onde destas, quatro miniaturas serão Huge -um tamanho maior do que as criaturas large, do mesmo tamanho que seu dragão negro íconico em Heroes and Monsters. - e a exemplo do que aconteceu com Heroes and Monsters, a nova coleção também terá uma criatura de incentivo. Será um Gigante Runelord de tamanho Colossal. Ou seja uma escala maior do que as criaturas Huge.


Um dos grandes pontos que a Paizo em Heroes and Monsters teve a seu favor foi o que eu chamo de "padronização de clã". O que isto quer dizer? Algumas criaturas como por exemplo o Guarda de Vigia (Watch Guard) e o Oficial da Guarda (Guard Officer) possuem a mesma segmentação de vestuário tanto em cores como em tipo. Isto facilita a caracterização como criaturas pertencendo a uma mesma unidade.


O mesmo aconteceu com os goblins, orcs e até mesmo o lobo e o lobisomen possuem o mesmo tom de pelagem, dando ao mestre uma excelente opção de diferentes estágios das criaturas.


Este ponto permanece em Rise of Runelords. Aliás gostaria de ressaltar que na minha opinião eu achei ele espetácular. Temos imagens de heróis e vilões que compartilham a mesma veste, temos padronização de Ogros e Gigantes e embora ainda não tenha visto nenhuma imagem dos goblins da coleção (novamente vamos ter 04 da raça) eu tenho certeza que seguirão na mesma linha.


Seguem agora imagens de prewie da nova coleção. 


Primeiro alguns heróis. Vale dizer que todas estas miniaturas são de personagens da aventura, a maioria personagens de mestre. Obviamente se torna evidente que todas elas encontram lugar nas mesas de jogo representando as mais diversas classes de heróis. Seguem: Uma barda, arqueiro, maga, meio-elfo arqueiro, maga com familiar - gato branco, e um nobre.



Vamos agora para um grupo de monstros distintos. A maioria do próprio cenário de Rise of Runelords. Nosso primeiro amigo lembra alguém? Seguindo de um Bugbear, um carniçal, um morto-vivo próprio da aventura, um espectro, uma lamia matriarca e um Grande Barghest.


Observem agora o que eu quero dizer por padronização de clã. Abaixo temos 3 miniaturas large de Gigantes de Pedra, embora a face caricata da criatura me encomode, não posso deixar de dizer que aprecio ver como posso usar as três criaturas como membros de uma mesma equipe. Seguem um gigante guerreiro, um lança-rochas e um lançador de magias.


As últimas duas criatuas deste prewie são um Glabrezu que será Huge e um Large Red Dragon.



Desnecessário dizer que a coleção tem tudo para ser um sucesso. Eu pensei em parar por aqui, mas deixei estes três rapazes pro final. Sinceramente do que vi até agora, estes três ogros são o que mais me impressionaram. E convenhamos uma simples pintura na pele dos mesmo e temos em mãos 3 gigantes da colina perfeitos.


Rise of Runelords promete ser um sucesso, muito maior do que foi a primeira coleção da Paizo, mas principalmente promete marcar história no mundo das miniaturas de plástico pintadas para uso em RPG. 




2 comentários:

  1. Essas aí parecem bem melhores que as de DDM, hein?

    Pintura bem detalhada.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei quanto a comparação.
    Tecnicamente entre a primeira coleção de Pathfinder (heroes and monsters) e as minis de D&D, eu ainda prefiro as de D&D.

    No entanto não há como negar que nesta segunda coleção, a Paizo acertou em cheio em várias minis e poses.

    Vale lembrar que estas minis devem ser masterpaint, o ideal mesmo pra comparar é depois quando se tem elas em mãos.

    No entanto, até agora a escolha de criaturas, escultura e design delas esta realmente impressionante.

    Acredito que vai facilmente se tornar uma coleção muito desejada por jogadores de RPG.

    ResponderExcluir