sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Noticias sobre o novo DDM

Recentemente saíram algumas notícias interessantes sobre o novo jogo de DDM nas redes sociais.


Compilei a maior parte das informações e estou divulgando aqui para que o resto da comunidade fique a par.


As informações foram fornecidas por Edward Kim no facebook da DDM Guild,


- O novo jogo se chamará Dungeon Command. Se eu fosse traduzir com certeza não seria Comando Masmorra, teria que pensar em algo mais criativo.


- Ele vira em caixas fixas com criaturas temáticas similares. Os primeiros boxes como já sabemos será o de Heróis, Drows e goblins.


- Cada box deverá conter até 12 miniaturas pintadas.


- Algumas figuras serão repintadas, outras serão refeitas. Não existe certeza se haverão novas miniaturas nestes sets iniciais, mas não se descarta a possibilidade de adicionar novas poses e novas esculturas no futuro.


- Os box vão sair U$ 40,00, e o jogo pode ser executado com apenas um box. Terrivelmente caro, tanto para o mercado americano como principalmente para o nosso. O jogo vai acabar chegando pra nós entre R$ 120 a R$ 180,00. Esperamos que alguma empresa consiga trazer o jogo isto deve baratear os custos de produção e importação.


- As novas regras, cartas de monstros e heróis serão compativeis com os jogos de tabuleiros criados: Castelo Ravenloft, Ira de Ashardalon, Lendas de Drizzt. Em outras palavras tentem se familiarizar com estes boardgames, me parece que a dinâmica de jogo será parecida. Quando fiz o playtest, vi muito pouca semelhança para falar a verdade. De todo modo, acredito que os cards de criaturas poderão ser utilizados nos boardgames e nos jogos de Dungeon Command sem desvirtuar um ou outro.


- A principio não existem planos para se criar um ranking para o jogo.


- Torneios maiores serão planejados para a GenCon 2012.


- A ddmGuild poderá continuar operando e guiando os fans do antingo skirmisher de D&D sem problema algum, incluindo criando novas estatisticas para as peças que virão no futuro.




Resumindo tudo, Dungeons Command será um novo jogo, e bem caro, e me parece acabará seguindo linhas próximas a de Heroscape. A notícia boa é que a Guilda vai continuar podendo operar e gerenciar os jogos oficiais de DDM. Este anúncio tranquilizou bastante a comunidade internacional que estava apreensiva. A Guilda já anúncio inclusive que irá criar estatísticas novas para todas as miniaturas oficiais de D&D que possam ser compativeis com o sistema, e já está trabalhando nas seis criaturas que são exclusivas dos boardgames lançados até o momento. Ou seja preparem-se, Jarlaxle, Régis, Cattibrie e os outros sem estatísticas estão prestes a entrar em jogo, pena que sem pintura.



5 comentários:

  1. Papa, Boruin aqui, vc como membro senior no hordelings, poderia sugerir para a guilda verificar se consegue permissão para por estatisticas nas minis pathfinder, imagina só? Ia ser muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Olá Boruin, isto já foi discutido, mas as miniaturas de Pathfinder não estão relacionadas a Wizards, logo não podem ser criadas estatísticas de jogo para elas. Mesmo tendo o mesmo tamanho e sendo similares.

    O interessante é que existe uma pesquisa, sobre a criação de um skirmisher próprio para Pathfinder.

    Eu acredito que se isto acontecer, poderá haver uma grande migração de jogadores de D&D para Pathfinder, principalmente por conta do custo do novo jogo.

    ResponderExcluir
  3. Papa, ainda existe procura por esse tipo de jogo?
    Sempre fico com a impressão pessimista de que não vai vingar, igual WoW Minis por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. O mercado brasileiro não comporta. Um ou outro que vai abraçar. Se uma empresa conseguir os direitos para refazer o jogo aqui até vingaria, mas o custo ficaria ainda assim muito alto.
    Já no americano o número de boardgames é muito alto e a procura por eles é deveras superior a nosso mercado, e este jogo vai entrar nesta categoria. O fato de você poder com um box sair jogando com duas pessoas já mostra isto.
    Na minha opinião o grande problema da WotC é o reaproveitamento de miniaturas. Isto faz com que muita gente -que é consumidor dos produtos wizards - deixe de adquirir os produtos deles, pois não consideram um investimento adequado.
    No entanto os boardgames lançados - Ravenloft, Wrath of Ashardalon e Legends of Drizzt - tiveram ótima saída, principalmente porque foram pulverizados em lojas de brinquedos não especializada. Talvez tenha sido por isto que ganharam coragem para criar este novo boardgame.
    Acredito que a Hasbro está encaminhando o mesmo para um lado mais Toy do que Roleplay.

    ResponderExcluir
  5. Acho que se o D&D 5 vingar vai dar uma força enorme para as miniaturas.

    Mas vai saber quando vão lançar isso.

    ResponderExcluir