sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva Papa Treasures

Em novembro de 2009 iniciei este blog sem nenhuma pretensão, não tinha a menor idéia do que ia dar. Se eu ia gostar de escrever, trabalhar por ele, se as pessoas iriam visitá-lo, ler, gostar, odiar. Não fazia nem idéia se ele ia durar, 1 semana, 1 mês, quanto mais mais de 1 ano.


Posso dizer que simplesmente adorei e estou adorando a experiência. Escrever um blog é quase como ter um animal de estimação. Você tem que dispensar atenção, não esquecer dele, alimentar ele todo dia para que ele te dê os resultados. E qual é o resultado para quem escreve? O simples retorno de quem o lê.


Hoje com atuais 18302 visitas únicas me sinto absurdamente feliz. Sei que tem blogs que tiram 5000 visitas por dia, mas se eu tivesse 1 leitor acho que já estaria contente demais. Deste número de visitas únicas, que é contabilizado diariamente, foi gerado na verdade dor 2509 pessoas.


Destas 2509 pessoas 67% são de fato o meu público. Pois 1681 pessoas são público fiel. Leitores que passam no meu blog frequentemente, e que o visitam muitas vezes. E destes 1681 eu tenho exatas 649 pessoas que me visitam diariamente. E destes 649, 31 são seguidores.


Como eu poderia deixar de escrever ou dar atenção a este blog com este número? Como eu disse ele pode não ser nada perto dos grandes blogs, mas é o MEU BLOG. E eu sei que as vezes - principalmente nestes últimos dois meses - não consegui dar atenção a ele do jeito que eu devia. Mas quero que saibam que me esforço e que penso nele sempre, e estou sempre a procura de um assunto interessante dentro do que me proponho a escrever. Não tenho pretenção de dar analises técnicas, profissionais ou mesmo de expertise, não eu sou uma pessoa simples, de gostos simples, que dou a opinião de um simples consumidor, jogador, fã e por ai vai.


Não cabe a mim julgar se determinadas coisas são melhores que outras, mas cabe a mim dizer se na minha opinião pessoal ela me agrada ou não. E se ela me agrada não quer dizer que vá agradar a outros, assim como vice versa, mas o importante é dar a opinião e gerar o assunto. É isto que quero continuar fazendo dentro do que me propuz.


Realizei muitas coisas neste primeiro ano, mais do que eu esperava em alguns pontos, menos do que eu desejava em outros. Adorei escrever sobre o VWC, fazer as análises dos bandos, apostar nos jogadores, e principalmente me envolver com todos os participantes ao fazê-lo. Infelizmente analisar cada bando durante o evento era dificil e os últimos bandos quase saíram junto com os últimos resultados. Algo que talvez precise pensar melhor em como resolver.


A coleção de remodelagem Papa Treasures, onde com miniaturas diversas criava novas criaturas, foi pra mim como uma terapia. Nas minhas horas de folga, devidamente controladas, pois sou uma pessoa que cuido de meus afazeres com trabalho e como pessoa, aproveitava para realizar minhas criações. 40 criaturas foram criadas e com elas alguns cards de estatísticas para jogos 4fun dos quais recebi muitos elogios e criticas. Algumas criaturas foram inesqueciveis, como o Efreet Gladiador que foi o primeiro, e Juiblex que fora o último. Mas se me perguntarem o meu favorito eu hei de dizer que foi a Górgona, ou como é mais conhecida a Medusa Verdadeira. Dentre todas as minhas criações creio que foi a de melhor finalização e acabamento. 


Com as remodelagens se tornando o centro das atenções os repaints acabaram ficando um pouco para segundo plano, mas tive muito trabalho repintando inteiramente os boardgames Ravenloft e Wrath of Ashardalon, ainda assim se encontra entre meus primeiros trabalhos meus repaints favoritos, e sem dúvida Crocodile Feymire ainda guarda o troféu de melhor pintura na minha opinião.


O projeto Povo da Fúria está mais devagar do que eu esperava, ainda assim, sempre que posso vou escrevendo e pensando sobre o mesmo, vendo o que quero, como quero e onde ele chegara. Vou dizer que acho que o dia em que acaberei de escrever sobre o Povo da Fúria poderá ser perto ou mesmo o dia em que pararei de escrever neste blog. Me agrada a maneira que estou conduzindo, devagar, introduzindo personagens novos, tramas, com enfase na fantasia. Não sou escritor, nem tenho a menor pretensão de me comparar, se não agrada a muitos ou a ninguém, confesso que ao menos a mim me dá enorme prazer.


Embora não esteja mais jogando ativamente RPG, tenho comprado e acompanhado de perto alguns lançamentos, e estou sempre analisando livros de aventuras e materiais de uso conjunto a miniaturas. Sou muito mais de ver a utilidade de um tile por exemplo do que de ler e descrever todo o conteúdo de Heros of the Fallen Lands. Embora tenha me aventurado em alguns momentos como na descrição de Neverwinter, meu interesse principal vai ser sempre focado nos acessórios: mapas, aventuras, cards, miniaturas, suplementos e muito mas muito pouco nas regras, já que PRA MIM, elas são o que menos importa.


Ainda sobre RPG, outro ponto crucial foi o Nova Petrópolis Gameday, que foi realizado na minha terra, organizado e protagonizados por vários jogadores locais. Adorei ter relatado e postado a aventura na integra no meu blog.


Dentre os mais diversos assuntos, expor minha família, minha relação, meu amor com minhas filhas, foi o que por parte afastou/aproximou leitores. Muitos se identificaram comigo e para meu espanto recebi mensagens de todo canto parabenizando e comentando, como um e-mail por exemplo, de um Finlândes, que adorou o texto que escrevi para o dia dos pais. Um público feminino e pequeno também me acompanha a distância, observando atentamente os pequenos textos que divido me declarando para as pessoas que amo. O que sinceramente me deixa bem feliz. É sempre uma surpresa receber um e-mail ou um comentário de pessoas que não se esperam que estejam nem passando perto do que você faz.


E finalmente, as miniaturas. Meu foco principal. Analisar bandos, criar bandos, analisar miniaturas, analisar as estatísticas de determinadas criaturas, responder as dúvidas, sempre como foco principal deste blog teve dedicado para si 35 textos ao longo de todo o ano. Nem sei como consigo tanto assunto, mas devo dizer que quero escrever mais.


Resumindo acredito que 2011 foi um bom ano, para mim como pessoa, e para mim como blogueiro. 


Adeus Ano Velho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário