domingo, 11 de dezembro de 2011

Os Quatro Heróis



Faz umas duas semanas, recebi meus quatro heróis do Beginners Box Heroes da Pathfinder.
O lançamento das miniaturas pintadas da Paizo aconteceu em novembro, e quatro miniaturas de heróis foram lançadas.
Li dezenas de comentários em websites, fóruns, blogs por ai a fora, mas esperei para tirar minhas próprias conclusões quando tivesse minhas miniaturas em mãos.
Lembro que quando a noticia saiu e a primeira imagem da clériga saiu eu havia não gostado.
Mas como diz aquele ditado "espere pra ver pessoalmente antes de julgar" a verdade é que de posse das miniaturas a opinião muda.


As quatro miniaturas são baseadas em ilustrações de capa de livros do sistema Pathfinder, uma espécie de "clone" do sistema de RPG 3.5 de Dungeons and Dragons. Confesso que as ilustrações originais eram o que mais me metia medo, pois sempre achei exagerado as mesmas.


Não que eu não gostasse, mas não fazem meu estilo.


A confecção das miniaturas seguindo a linha das artes, acabou fazendo com que eu ficasse desconfiado, mas devo dizer que as miniaturas salvaram as ilustrações.


Estão realmente muito bem feitas. Os detalhes que aparecem exagerados nas ilustrações, se adequam de maneira estupenda no corpo dos moldes das esculturas. E o trabalho de pintura é muito bem feito.


A escala é outro grande acerto, pois é idêntica as das miniaturas de D&D, e podem ser usadas em conjunto com harmonia total. 




A única diferença saliente, é uma pequena base de sustentação entre a base principal e as miniaturas, bem abaixo dos pés de cada criatura. Um pormenor totalmente irrelevante, mas ainda assim a única diferença de fato, entre as miniaturas de Pathfinder com as de D&D.


A carência e a falta de novidades da Wizards no mundo das miniaturas, podem ser usados como argumentos para me facilitar o caminho de apreciar estas novas minis, mas verdade seja dita elas estão muito bonitas.






O valor acabou ficando semelhante aos antigos sets de minis PHHs lançado pela Wizards há algum tempo atrás. Devo dizer que o box das quatro miniaturas é bem interessante, mas exagerado. Exagerado no tamanho e na complexidade de montagem. Algo mais simples poderia facilitar a apreciação, custo e uso do mesmo. Que poderia ter ficado com metade do tamanho. Tenho certeza que isto abateria um pouco os valores do mesmo.


O uso de apenas plástico com papel fino (acho que é um couche 90gr) como etiqueta é bem interessante, pois barateia a embalagem. Ainda assim volto a dizer, metade do tamanho já estaria excelente. Até entendo a questão de ponto de venda, onde as embalagens de produtos diferentes competem uma contra a outra, mas minha experiência diz que os produtos estão cada vez mais dirigidos, e o público alvo está cada vez menos interessado neste ponto, e sim no produto final. Claro, não me venham entregar elas em saco plástico simples.


Bom vamos dar uma olhada em cada miniatura?


Iniciando com a miniatura que a meu ver seria a mais comum delas; o Guerreiro Valeros.
A pose da miniatura ficou realmente interessante, e o mais bacana é que o uso das duas armas pode definir a mesma escultura para um Ranger também. Algo que realmente gostei foram das duas armas. Normalmente exageradas nos desenhos de Pathfinder, as armas ficaram com boa representação e não estão exageradas, fazendo excelente composição na escultura. Em D&D temos diversas miniaturas excelentes que podem rivalizar com este guerreiro.









A próxima miniatura é a da clégira Kyra. Quando vi esta figura pela primeira vez nas primeiras imagens de 3D e nas artes de Pathfinder eu a rejeitei imediatamente. Mas foi com grande surpresa que a miniatura em mãos me conquistou. No entanto preciso fazer uma ressalva. Não fosse o simbolo sagrado na mão esquerda da miniatura e nada nela me faria lembrar de um clérigo. Como não jogo Pathfinder, não estou familiarizado com a farda, então só posso julgá-la como uma criatura a ser usada nos mundos de fantasia. E neste quesito, Kyra entra muito bem como uma miniatura perfeita de clérigo nômade, beduíno, para ser mais claro, Al Qadim se ainda funcionasse como cenário agradeceria. Kyra acha outros usos com certeza. Quem aprecia Forgotten Realms a posiciona facilmente em Turmish, Tesh, Calimport ou Amn. E quando vemos Kyra sob esta perspectiva é que a escultura cresce. Está simplesmente perfeita. Os detalhes de vestimenta da criatura são disparados os melhores entre os quatro heróis. Em D&D apenas a miniatura do Valennar Comander lembra um pouco alguém parecido. Um excelente adendo sem dúvida.







A próxima miniatura é a ladra Merisiel. De todas as miniaturas talvez a que eu tenha gostado menos. Ai o motivo é bem particular. Esta mania de exagerarem na orelha dos elfos sinceramente me desagrada. Eles acabam parecendo algum tipo de cruza de morcego. Agradeço sinceramente a Wizards nunca ter seguido esta linha de design. Vai ser uma grande decepção pra mim o dia em que isto acontecer. Esquecendo as orelhas, Merisiel tem um design diferente e das quatro miniaturas é a que menos conseguiu tirar de si o design caricato de Pathfinder. Ainda assim ela se salva, por conta da pose e de alguns adereços como as seis adagas dispostas nas suas costas, dando a ela um aspecto único. Se eu tiver que falar algo sobre ela, é que com certeza ainda prefiro os ladinos de D&D.







E concluindo com o mago Ezren. Junto com Kyra acabou se tornando um dos meus favoritos. A escultura esta simplesmente impecável. E diferente do que acontece com Kyra que você acaba tendo que se esforçar para situar o personagem, Ezren se apresenta de forma magistral. Você olha a miniatura e identifica o mago de imediato. E para os fãns de Forgotten Realms eu vou dizer uma coisa. Você procura uma miniatura para representar Elminster? Eis ela aqui. Se você for muito exigente, apenas substitua o azul da túnica por vermelho e ela estará perfeita. Embora D&D tenha de fato várias miniaturas de mago, eu sinceramente usaria esta facilmente no lugar delas.



No final minha avaliação sobre estas miniaturas é bastante positiva. Especialmente porque estão de fato muito bem feitas e serão muito bem aproveitadas. Devo dizer aqui, que com isto estou oficialmente adentrando no mundo colecionável de Pathfinder. Não irei jogar o sistema, pois não tenho mais idade nem vontade para adicionar um novo jogo, mas colecionar isto não ocupa meu tempo, só me dá mais prazer.

abs,
Papa

Um comentário:

  1. boa noite, estou começando agora no sistema de miniaturas e gostei muito do seu blog, encontri voce atraves do d20miniaturas.com, gostaria de saber se existe algum "box" para iniciante, para uma campanha básica, mas divertida, como por exemplo:
    4 miniaturas de herois, 30 miniaturas de monstros, 4 mapas diferentes etc...
    se existe alguma "pacote" desse tipo e se existe, quanto custa.
    tenho bastante interesse, qualquer coisa entra em contato pelo meu e-mail por favor!
    victorpinheiro.lider@gmail.com ou entao vitinhu@hotmail.co.uk desde ja agradeço pela atenção! abraço.

    ResponderExcluir