sábado, 2 de julho de 2011

Kit do Mestre Essencial (Dungeon Masters Kit - Essentials)

Não resisti a curiosidade e adquiri finalmente meu Kit do Mestre Essencial. Muitos pensam que se trata de um novo sistema, eu diria que na verdade é um resumo mais prático e fácil da 4e de D&D.


Eu não me apego tanto a sistemas ou regras, sempre gosto de usar o que é atual. Eu considero boa, toda e qualquer mudança, afinal trabalho na área de publicidade, faz parte do meu know how a atualização. É muito comum sempre que um software ganha uma atualização, quase acontecer um terremoto de tantas discussões que surgem pelo fato da atualização ser diferente da última versão. Hora se fosse pra ser igual não haveria nessecidade de mudança.


Eu tenho o RPG como seguindo o mesmo caminho. Para mim a melhor versão sempre vai ser a atual. Evidentemente como sou marinheiro de longa data, acabo usando toda minha experiência para me ajudar a navegar em águas novas, portanto, é óbvio que eu acabo fazendo grandes mesclas com os novos acervos.


E este é um lado bom do RPG, como é você quem decide, quando, onde e principalmente COMO usar o que tem, se torna fácil aprender e aproveitar o jogo.


Essentials é um resumo interessante do que temos da 4 edição. E não um resumo qualquer. Alguns podem pensar que é relapso, mas não. Eu diria que a melhor palavra para definir Essentials é: Praticidade.


De todo modo pouco me interessa iniciar delongas sobre determinado sistema ou regras, hoje quero falar sobre o que vem na caixa do Kit Essencial.


A caixa tem 30cm x 23cm com 5,5 cm de profundidade, é em papel acortonado e bem acabado, com a ilustração de um Genasi do Fogo.






Ao abrirmos a caixa a primeira coisa que podemos ver é um pequeno flyer com propagandas dos produtos da Wyzards.


A caixa possui vários materiais interessantes. Para mim um dos mais legais, é a Divisória do Mestre. A ilustração dela é realmente muito bacana e mostra uma grande quantidade de criaturas avançando para confrontar quem a vislumbra. Com 110 cm x 21 cm a divisório possui no seu verso um sem fim de tabelas para facilitar a vida do mestre. Considerando que a dezenas de anos as divisórias do mestre possuem sempre a mesma finalidade eu diria que o grande diferencia desta se encontra no tamanho. São 4 abas exatas que concedem ao mestre um bom escudo para planejar bem suas ações.






Seguindo os materiais temos a adição de duas aventuras. Na verdade são uma mesma aventura que podem ser jogadas solo ou em sequência. Cada aventura possui o formato de revista com 32 páginas cada. As aventuras se chamam: O círculo de ferro e A sorte está lançada e fazem parte de uma mini-campanha entitulada: Agressão em Harkenwold.


As duas aventuras são auto-suficientes, com um background sólido e uma aventura empolgante. Ricamente ilustradas, seguem o padrão de lay out da 4edição ilustrando com posicionamentos, ações, fichas de personagens do mestre e de monstros todos ricamente descritos.






Para compor a aventura e adicionar a caixa mais conteúdo, o Kit do Mestre apresenta também mais duas impressões de tamanho A2 frente e verso, ilustrando a possibilidade do uso de 6 mapas, já em escala para os padrões da 4ed. Todos os mapas são aproveitados no decorrer das aventuras que vem no kit, e podem ser reaproveitados facilmente pelo mestre para uso em outras aventuras.


Não existe uma ordem de apresentação dos mapas, senão a do uso nas aventuras, vou descreve-los sem obedecer a nenhuma situação especifica, que não seja a do mero acaso.


Este primeiro mapa, ilustra uma estrada principal, flanqueada por dois aclives, que corta uma pequena comunidade interiorana. Algumas árvores e algumas pequenas hortas se espalham pelo mapa, dando ar de pequenas fazendas. Um ótimo mapa rural.




O segundo mapa mostra o interior de um castelo ou fortaleza. A mesma possui duas torres de vigia, uma entrada lateral, em jardim de corte antes de adentrar em um quartel com refeitório. Outro mapa excelente de boa utilidade.



Os próximos mapas são meio-mapas. Apresentam 4 locais distintos que se dividem tendo um mesmo lado de impressão. O uso separado de cada um destes mapas se dá simplesmente fazendo a dobra ao meio.
Aqui vemos dois mapas. O primeiro, mostra o interior de masmorra, com símbolos arcanos, altares, teias de aranha e até uma ossada de dragão morto. Para os que fazem uso das coleções de Tiles da Wizards, será fácil o reconhecimento do uso de várias das peças para a construção destes meio-mapas.  O outro cenário, mostra outra estrada que corta uma área selvagem bem ao lado de um agrupamento de menires.

O próximo mapa ilustra o interior de uma caverna que se esconde após uma queda d´agua. O crânio de um dragão negro é uma das principais referencias do mesmo. Otimo para o mestre usar para lares de criaturas solo. E o último dos cenários ilustrados mostra 3 construções; uma taverna, um curral e uma casa simples, que pode muito bem ser o lar de um oficial da comunidade. Ao meu ver todos os mapas são de grande utilidade para os mestres. Apenas um adendo para jogadores de skirmisher; umas simples regras caseiras fariam com que estes mapas se transformassem rapidamente em cenários de batalhas bem divertidos para jogos não competitivos.


Os próximos materias a comporem a caixa, são 3 cartelas contendo tokens. Os tokens mostram ilustrações de personagens, heróis variados, monstros e vilões variados. Eles estão em escala de representatividade com os mapas. A maioria dos tokens cabem em apenas 1 quadrado, quando um token for maior ele ocupa um agrupamento de 4 quadrados. Este para mim é o ponto fraco da caixa. Eu entendo que em termos de custo os tokens são mais eficientes, mas para mim nada substitui o uso de miniaturas. Eu devo usar os tokens de maneira muito rara, e os substituirei com alegria pela minha coleção de miniaturas, totalmente compativeis. Apenas um último comentario sobre os tokens; eles são impressos frente e verso. Um lado é para o uso normal e o verso é para o uso quando a criatura/personagem se encontra sob uma condição especifica, o mais comum neste caso por conta da cor é a de sangramento.




E finalmente o último item da caixa. O livro do Mestre. Ele vem ao fundo da mesma, protegido por uma pequena armação de papelão. O que chama a atenção de imediato é o tamanho fora do normal dos livros normais de RPG. O tamanho de um essentials é o de um livro comum no tamanho fechado de 21 x 15 cm, sem a costumeira capa dura. Mas com o mesmo número de paginas de sempre, mas de certa forma mais fácil de se localizar e manusear. O prós do novo tamanho, são a facilidade de uso, sem sombra de dúvida. O livro continua com a qualidade de sempre da Wyzards, e o tamanho diferenciado nos dá a impressão de facilidade e simplicidade de leitura. Por alguma razão as coisas são achadas mais rapidadmente em materiais menores. O que me desagrada um pouco é que este tipo de formato podem (veja bem eu não tenho certeza disto) se estragar com mais facilidade por conta do uso em demasia. Não adianta, nenhum livro tem o mesmo uso que um livro de RPG. Quem o tem o usa, e sinceramente em demasia. Portanto a meu ver este livro careceria de um acabamento em capa dura, sendo esta minha única ressalva ao kit, que no geral possui um acabamento primordioso.








Por enquanto não existe esta caixa em português e apenas importando temos o direito a uso deste material. Como sempre o problema da importação de um material como este esta mais no custo do envio do que do material própriamente dito. Por pesar mais de 1 kg, a caixa entra em uma tarifa de postagem que faz com que seu preço de envio praticamente dobre. O box deve acabar saindo para quem quiser comprar de importadores algo em torno de R$ 150,00. Ou como sempre termos a esperança do mesmo ser traduzido e revendido aqui antes de nossos filhos casarem.

Um comentário:

  1. papa, sei que não tem relação com o fórum, mas só tenho aqui de contato.
    Entra em contato por esse email: birigui.fotolitos@terra.com.br

    Caçei seu email pra entrar em contato mas acho que perdi.

    ResponderExcluir