segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Guerra dos Tronos - Livro 1 - Crônicas de Gelo e Fogo

Este final de semana conclui a leitura do primeiro dos sete livros da coleção de George R.R. Martim, conhecida por A Guerra dos Tronos. Ganhei os dois primeiros livros de presente da minha esposa, havia um tempo que eu aguardava por eles, e eis que este ano os recebi.

Falando sobre o livro; o que eu li me agradou bastante. O autor narrou de forma estupemda e soberba uma trama politica-medieval como nunca havia visto antes. Os capitulos do livro são divididos com os nomes dos personagens principais ou coadjuvantes da cena. No inicio eu estranhei um pouco este sistema, mas logo vi que é perfeito para o leitor se achar rapidamente se quiser, re-ler algo especifico, da mesma forma sinaliza de forma magistral as ordens dos acontecimentos.

A Guerra dos Tronos conta a história de 7 reinos principais e de vários baranotos que lhes servem vassalagem. Estes reinos são governados por um rei único, conhecido por Rei Robert Baratheon, e a história do livro conta como os Stark, do reino do norte de Winterfell, acabam se envolvendo em meio a uma trama de traição, ambição e corrupção.



O Senhor de Winterfell, Ned ou Eddard Stark, é nomeado pelo rei com o titulo de A Mão do rei, um homem apenas menos importante do que o próprio rei. A partir deste momento Eddard, deixa seu castelo a guarda de sua esposa Catelyn e de seu filho primogênito Robb e parte com suas duas filhas para a cidade governante de Porto Real no sul.

A partir deste momento, as tramas nas quais os Stark se envolvem preendem o leitor a cada capitulo. Com um grande senso de justiça Ned fica preso entre o dever e a honra de servir/proteger seu rei e o dever e necessidade de proteger a sua familia.

Paralelo a trama principal o livro desenrola duas outras tramas, a de Jon Snow, filho bastardo de Eddard, que serve no norte do reino na última fronteira conhecida como A Muralha, de onde um mal terrivel esta para surgir. Um mal que os Stark a muito antevêm com o lema de sua família: O inverno está para chegar!

Enquanto isto a Oeste nos reinos dos Senhores dos Cavalos, a última herdeira dos Targaryen - o clã que governava antes de Robert - começa a trilhar seus primeiros passos para reinvindicar o seu direito ao trono de ferro.

O livro é extremamente complexo, e suas mais de 500 páginas podem assustar os leitores novos mas eu garanto que a leitura é leve e rápida, como disse acima a divisão dos capitulos é espetacular e torna a mesma mais fácil.

Claro que uma obra deste porte não possui apenas prós, existem também os contras. E eu me sentiria trapaceando se não os mencionasse.

O entendimento do livro no geral não chega a ser um problema, mas existe uma diversidade tão grande de casas e baronatos que podem confundir até o ponto do aborrecimento o leitor. Note no entanto que o livro retrata de maneira "digamos fiel"  a hierarquia de regimes feudais e portanto se faz necessário a enorme lista de hierarquia que o mesmo apresenta, principalmente nos momentos em que os personagens principais se envolvem nas disputas e guerras.

Outra situação que a meu ver é um pouco massante, é a atenção demasiada para itens banais, como a alimentação, vestimentas, embora os mesmos tornem a obra mais rica adicionando detalhes importantes a história, é feito com tamanha demasia e reutilização este recurso, que faz com que o leitor pense "de novo falando em comida?" "sim, sim, eu já sei que os mantos deles são carmesin".

Eu ainda guardo uma opinião pessoal mais critica, acho que os capitulos reservados a Patrulha da Noite, totalmente deslocados a história. Mas esta não pode ser uma opinião definitiva por enquanto, pois trata-se de uma obra magistral de 7 livros, sendo que 4 estão publicados e estamos a aguardar pelo quinto e eu acabei de ler o primeiro. Logo ainda vou aguardar para um comentário sobre toda a saga quando tiver o prazer de lê-la toda.

A trama principal do livro, que é politica e envolve uma disputa pelo Trono de Ferro, é sensacional. Alguns personagens são ricos demais em caráter (e sem-caráter) tornando vívidas as disputas e despertam muito interesse nos leitores.

Sobre os personagens de divisão de capítulos:

Os personagens que compõe a divisão dos capitulos do livro, possuem cada, um drama particular e um acréscimo importantíssimo a história. Falarei de cada um deles tomando o cuidado para não relatar nenhum spoiler.

Bran - Quarto filho de Eddard, é de todos os personagens talvez o que possui a vida transformada de forma mais dura. Bran acaba por ser uma peça chave do livro, pois ele guarda consigo um segredo muito importante acredito para o desenrolar de toda a Saga.

Eddard - Embora alguns possam me dizer que isto é um spoiler eu acredito que apenas leitores com baixo poder de dedução não interpretem uma das primeiras cenas do livro, que transcreve ricamente o que irá acontecer ao Lorde de Winterfell até o fim do mesmo. Ned é praticamente o centro da história, pois ocupa a posição de Mão do Rei e inicia uma série de investigações a fim de descobrir a verdade sobre a morte do homem que o precedeu na posição, e caminha perigosamente em direção a uma verdade que ira colocar toda a verdade e segurança de sua familia e dos reinos em cheque.

Cattelyn - A esposa de Eddard é uma grata surpresa. A senhora de Winterfell se apresenta como uma mulher sábia e forte que precisa buscar forças em todas as suas crenças para tentar impedir que sua familia seja destruída.

Daenarys - Irmã do último herdeiro homem vivo dos Targaryen. Dany cresceu sem conhecer os Sete Reinos, vivos apenas em sua mente pelas histórias contadas pelo irmão Viserys que sonha em voltar para os mesmos e reconquistar seu reino com um magnifico exército. Para isso Dany servirá como moeda de negociação, e através de suas ações os Targaryen poderão ou não voltar a almejar o Trono de Ferro.

Jon - Filho bastardo de Eddard, Jon Snow se separa da trama principal do livro para se alistar junto a Patrulha da Noite, um grupo de rangers que vigiam A Muralha, uma enorme construção que protegem os Sete Reinos dos perigos além dela.

Tyrion - Conhecido como o Diabinho, ou o Duende, este anão, é o terceriro filho da mais poderosas das casas dos sete reinos: Os Lannisters. Tyrion é um personagem rico e altamente inteligente. Sem falsas palavras o anão profere suas verdades a quem quer que seja, doa a quem doer. Tyrion se apresenta ao leitor como uma pessoa não confiavel, cheias de meias-verdades, mas avança na leitura como um personagem implacável e essencial, quase um narrador para os principais fatos da mesma.

Sansa - A filha mais velha de Eddard, é a menina ingênua e sonhadora, aquela que se engana com as aparencias e sonha com a vida cor de rosa. Sansa acaba se tornando de longe a personagem que o leitor menos aprecia e a que mais sente pena.

Arya - A segunda filha de Eddard, pucha para si o manto de heroína. Jovem, destemida, sonhadora e preocupada com o pai, rouba momentos importantes do livro, com sua trama pessoal. A menina Arya consegue cativar a atenção do leitor, silenciosa como uma sombra, leve como uma pena e rápida como uma cobra, faz com que o leitor consigar Olhar com os Olhos e ver a trama como ela é e será.

Sobre os personagens que não possuem nomes em Capitulos.

Os personagens abaixos não possuem seus nomes em Capitulos mas possuem importância relevante para a história. Nenhuma informação que não seja uma descrição imediata será fornecida, pois qualquer coisa que se diga se revelaria um spoiler imediato.

Os Lobos - Cada um dos filhos de Eddard (Seis, contando o filho bastardo Jon Snow) possui um Lobo Gigante (Dire Wolf).

Khal Drogo - O Khas (Rei) dos Dothrakis que desposa Daenarys.

Sor Jorah Mormont - Cavaleiro exilado, que jura proteger e servir aos Targaryen.

O Velho Urso - Senhor Comandante da Patrulha da Noite.

Os Lannister - A Rainha Cersei e seu meio-irmão James Lannister.

Lord Tywyn Lannister - O Senhor de Rochedo Casterly, pai dos filhos; James, Cersei e Tyrion. Senhor dos Lannister.

Theon Greyjoy - Protegido de Lorde Stark.

O Principe Jofrey - Filho de Robert Barathen prometido de Sansa Stark.

Cão de Caça - Protetor juramentado do principe Jofrey.

Rickon Stark - Filho caçula de Eddard Stark.

Robb Stark - Primogênito de Eddard Stark.

Os nomes acima citados não se encontram margeados como capitulos neste primeiro livro mas seguramente alguns poderiam ser tamanha sua importância.

De todo modo para finalizar meus comentários, vale dizer que A Guerra dos Tronos vale cada minuto de leitura e que eu recomendo a todo e qualquer bom fã de literatura medieval que tenha este livro em seu acervo.

3 comentários:

  1. Terminei de ler o primeiro agora, muito bom, vou comprar o segundo já.
    Pra quem tá começando, esse infográfica ajuda um pouco a entender as famílias:

    http://edgblogs.s3.amazonaws.com/coluna/files/2011/05/Game-of-Thrones-Infogr%C3%A1fico.jpg

    ResponderExcluir
  2. Hi Paulo

    A great blog

    Regards from Spain

    ResponderExcluir
  3. Thanks Rotxo,

    Hope to see you more around!

    my best

    ResponderExcluir