quarta-feira, 20 de março de 2013

Blood of Gruumsh em mãos

Com certeza absoluta em termos de conteúdo o melhor box de Dungeon Command. Dez novas esculturas e todas realmente bonitas. Eu diria que apenas o Orc Archer possui problema de pintura, pois parece ter sido pintado com tinta óleo brilhante e por conta disso passa um brilho não natural. Quanto as outras miniaturas, simplesmente lindas.

Dungeon Command Blood of Gruumsh é o quinto jogo da série de Boardgames que compõe um jogo de skirmisher entre miniaturas. E a temática é um dos grupos de monstros mais clássicos de RPG, os orcs. Os orcs ganharam vida e notoriedade com a filmografia de Peter Jackson apresentando a trilogia O Senhor dos Anéis, inspirada na obra literária de J.R.R.Tolkien. Por conta do sucesso do cinema estas criaturas passaram a ser absurdamente conhecidas, não só pelas pessoas ativas aos jogos de RPG e fantasia medieval mas também do público comum.



Apresentar Orcs como inimigos para grupos de jogadores novos por conta deste feeling se torna senpre muito atraente. E por conta disto acredito que o box Blood of Gruumsh se torna de fato o preferido dos colecionadores do boardgame Dungeon Command. Somando a isto o fato de este ser o único box até o momento que realmente apresenta apenas escultura novas o torna realmente especial.

O conteúdo da caixa, é exatamente como todos os anteriores, livro de regras, cards de ordem, criaturas e adventure system, tiles de mapas frente e verso, tokens, cards de comandantes e as... 




...incríveis e aguardadas ...novas esculturas, as quais vocês vão conhecer uma por uma agora!

Iniciando pelo Orc Barbarian. Esta miniatura é o mais baixo entre os orcs, eu acho que ele poderia ser um pouco mais alto, no entanto a miniatura não perde em intimidação. Com os braços bem abertos o Orc se encontra em posição de ataque em curva com seu machado de lâmina dupla. A escultura é muito bonita, cheia de detalhes e muito bem pintada. 


A próxima criatura é o Orc Archer. Dentre os orcs é o mais fraquinho na minha modesta opinião. Não por conta da escultura, que segue a qualidade de todas as outras, mas por conta do acabamento usado nas tintas que fizeram a pintura da criatura. A impressão que dá é que foi jogado verniz sobre ela para que ficasse mais brilhante que as outras, mas pra mim o resultado não agradou. No entanto tirando este brilho em excesso, a miniatura esta bacana também.


O orc de combate (orc drudge), é uma miniatura realmente impressionante. Suas cores ficaram impressionates, os detalhes na escultura - muitos detalhes em praticamente todas as minis - realmente impressionam. O uso da maça também agrega valor e intimidação ao monstro. Devo dizer que o tom acinzentando da pele das criaturas realmente ficou bom, dando um aspecto bem sinistro.


A miniatura do Orc Druid acompanha o mesmo problema do orc archer, com a pintura brilhante. Mas é muito mais bonita que o arqueiro. Os detalhes na peça realmente são bons. A idéia de desproporção é causada porque a criatura está se ajoelhando sobre o joelho esquerdo. O certo do druida é realmente impressionante, talvez um pouco desproporcional, mas considerando que orcs são criaturas de constituição forte por natureza e os diversos monstros grandes e enormes que temos em D&D, muito fácil de explicar e funciona muito bem em campanhas, como um bom vilão.


O Orc chieftain, possui tudo o que um chefe de tribo deve possuir. Armadura, arma diferenciada, pose comandatória, força e carranca. Outra bonita escultura, talvez a segunda melhor, ficando um pouco atras do clérigo. Excelente pintura e acabamento, uma miniatura que faz juz a especificação de sua nomenclatura.


A miniatura mais bonita de todo o set, é sim um orc. O Orc Cleric possui uma riqueza de detalhes impressionantes. Sua armadura, escudo e lança são altamente detalhados. Seu rosto, onde uma bandana cobre o olho esquerdo é muito bem feito e pintado, fazendo sua vasta cabeleira rastafar se ajustar perfeitamente ao roll de um seguidor do deus mais brutal dos panteões de D&D. A pintura da criatura esta boa, não excelente, pois simplesmente não consegue acompanhar todos os detalhes da escultura, mas faz um bom trabalho. Ainda assim, a miniatura ganha o primeiro lugar na coleção com facilidade, tamanha a beleza da mesma.


Além dos seis orcs, o set é composto por outras quatro esculturas, que tirando o Ogro tem pouco em comum com os orcs. Mas nem por isso tiram a beleza do set.

O Javali, possui uma pintura simples e sem muitos atrativos, mas a pose em que criaram a criatura, como se tivesse fazendo um ataque de carga após um salto em que ela se curva para enganchar suas presas erguendo o inimigo para cima, fazem dela realmente muito bonita. O Javali, pode ser enquadrado como companheiro animal do Orc Druida em uma aventura.


O Homem-javali (Wereboar) é outra criatura-não-orc que compõe o set. Fiquei pensando na justificativa de usar a mesma neste set, e meu único pensamento, seria que o javali companheiro animal do Orc Druida seria um wereboar, o que seria de fato um acréscimo para uma aventura. O Homem-javali não possui a melhor escultura do set, é bem feito, mas não chega a impressionar. Não fosse a tinta ruim usada no orc archer eu o colocaria como a miniatura menos impressionante do set. 

As duas últimas criaturas do set são o Urso-coruja e o Ogre. A besta mágica já deve ter estar pelo menos na sua quinta ou sexta representação diferente, e sinceramente não é a minha favorita. O mais bonito ainda é o de Harbinger, na primeira coleção de D&D lá nos idos anos iniciais do skirmisher primeira edição. Depois tevemos ele relançado em blood wars e against the giants. Mas o melhor é de blood wars sem dúvida. Na minha opinião, esta criatura podia ter escultura e pintura melhor. Não chega a comprometer, mas fica no fim da fila entre as minis desta coleção.


A última miniatura da coleção representa um Ogro, com o que seria o novo design destas criaturas para o D&D Next. Eu gostei muito, só não sei, se usaria a mesma para representar um ogro. Talvez um gigante das colinas, talvez um bárbaro de tamanho desproporcional, outro tipo de gigante. A escultura é realmente bonita, a pintura eu diria que poderia ser melhor, pois deixou a desejar. Mas mesmo sendo grande e com boas possibilidades ela ainda fica atrás de todos os melhores orcs da coleção. 


Sem dúvida o melhor set de Dungeon Command no que diz respeito ao conteúdo de suas miniaturas, quem comprar com certeza não vai se arrepender.


3 comentários:

  1. Muito legal sua resenha sobre o jogo, Papa, estou aguardando ansioso a chegada do meu. Não sabiam que todas as minis eram exclusiva, bacana! Parabéns pelo artigo e continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o conteúdo do seu blog.

    A muito tempo atrás eu jogava Magic e Mage Knight.
    Agora queria voltar a jogar e fui pesquisar sobre, e me deparei com uma infinidade jogos muito animais, dá vontade comprar todos, mas são muito caros.

    Agora to em dúvida se opto pelo boardgame do mage knight ou pelo D&D.
    Esse novo box Blood of Gruumsh achei muito legal, principalmente porque as miniaturas já vem pintadas.

    Algumas coisas me deixam em dúvida:

    Porque só essa edição começou a vir com as miniaturas pintadas ?

    Eu posso começar comprando Blood of Gruumsh ? ou eu preciso ter algum outro box do D&D?

    Parabéns e abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, os cinco Boardgames de Dungeon Command possuem miniaturas pintadas, e o ideal para você começar a jogar é comprar pelo menos dois, digamos um Blood of Gruumsh e um Curse of Undeath, ou qualquer outro dos cinco titulos disponiveis.

    Apenas os Boardgames do Adventure System (Ravenloft, Wrath of Ashardalon e Legends of Drizzt) vem sem pintura, mas neste caso o jogo é diferente.

    ResponderExcluir