quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Shattered Star, com a coleção de minis em mãos

Faz umas duas semanas, que fico andando de cima pra baixo, carregando miniaturas novas debaixo do braço. Por alguma razão que não sei bem dizer porque, me encantei com Shattered Star, mais do que qualquer outra coleção de minis criadas até o momento.

Eu comecei a refletir o porque. Tentando pensar o que esta coleção possuía que tanto me encantava, e após muito refletir eu devo dizer que a Pathfinder tem realmente triunfos interessantes.

Ao criar uma coleção de miniaturas para um sistema de aventuras específico a Paizo, cria uma situação muito interessante. Ela consegue fazer com que fique fácil de administrar as raridades e importâncias das miniaturas, ela destrincha o enigma da complicada matemática entre as miniaturas comuns, incomuns e raras. 



As criaturas que se precisam em quantidade, tem quantidade, as que não precisam não as tem. 

E quando você observa a coleção, observa as miniaturas e a quantidade em que elas vem, você - principalmente quem foi ou é mestre de aventuras - rapidamente começa a sonhar com a aventura para a qual elas foram desenhadas, imaginando o tipo de desafios que os aventureiros teriam que enfrentar. 

Sinceramente, este é o grande ponto da coleção e eu diria do sistema Pathfinder de Miniaturas, que adotou esta ideia na sua última coleção Rise of Runelords. 

E por conta, das temáticas da aventura, temos os agrupamentos de criaturas novamente muito bem desenvolvidos: derros, mites, golens e principalmente...elementais.

E eu diria, que são nos elementais que a empresa se supera. Ela cria oito esculturas, quatro médias e quatro grandes (tamanho large, mas acredite é huge) que impressionam. Apenas com as miniaturas em mãos para se ter uma idéia da imponência delas. Particularmente todas são lindas, mas em especial o elemental da água - o grande - esta fora de série. Perfeito para o tema, e pode ser adaptado facilmente como elemental do ar, e eu diria inclusive alguma criatura fantasmagórica gigante, pois a miniatura é feita em plastico transparente. A miniatura esta realmente excelente.



E não é só ela, as outras miniaturas também estão bacanas, e tem várias minis que não tinham escultura, como os mites, alguns golens, o cavaleiro sem cabeça e finalmente...um demi-lich! 

A grande maioria das criaturas apresentadas já possuem versão de D&D, mas as opções oferecidas pela Paizo, estão competindo de igual pra igual ou para melhor. Esta é a verdade.

Outra coisa que é bacana, mas tem um porém, são as miniaturas de personagens. Todas são muito legais, a única coisa que me incomodou é que 85% delas são femininas, pensando que a maioria dos jogadores são masculinos, acredito que a empresa errou um pouco a mão neste sentido. 

No geral as miniaturas estão muito bem esculpidas e muito, mas muito bem pintadas mesmo. Gostei bastante da coleção. 

Sobre o problema da composição do material da Paizo, eu diria que ele continua, elas continuam sendo mais frágeis, e podem quebrar com muita facilidade se comparadas com as minis de D&D. No entanto o sistema de embalagem melhorou e o número de peças falhadas caiu drasticamente.


Outra coisa, sem dúvida é que com a prática de colecionar as miniaturas, você desenvolve com o tempo algumas perícias, e uma das que são necessárias, é a de pegar a miniatura sempre pela base, principalmente na hora de a retirar do booster, no caso das miniaturas pequenas é mais importante ainda, pois, as bases estão normalmente muito bem fixas nos sulcos que vem na proteção de plástico e puxá-las pela escultura pode acarretar em danos na escultura que vai de romper a mesma da base ou até de quebrá-las.

Mas, está sem sombra de dúvida melhor, não está 100%, mas melhorou muito neste quesito desde RoR. Shattered Star está sem sombra de dúvidas uma coleção muito bacana, e com certeza beira a uma das melhores coleções de minis criadas até o momento.

Um comentário:

  1. Tb fiquei com água na boca qdo vi as minis aki e outros sites, até no blog da PAIZO entrei. Preciso ver ao vivo, mas se chegam próximas do q vi nas fotos, são excelentes. Gostei do vídeo, seria legal fazer um apresentando todas as minis desta coleção, com bastante Zoom para ver qualidades e falhas.
    E desta vontade de tê-las em mãos, pergunto: Logo estarão na feirinha?

    ResponderExcluir