terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dungeon Command - Heart of Cormyr

Loucura de ano! Acabei ficando ocupado demais nos últimos tempos e tive que deixar meu blog um pouco de lado. Mas tudo organizado novamente e cá estou eu de volta. E nesse meio tempo um montão de novidades pra mim mostrar e atualizar aqui.

Como tenho muitas coisas pra mostrar é hora de arregaçar as mangas e começar. Eu sei que muitas coisas vocês já devem ter visto, mas ainda assim eu vou falar delas.

Vamos começar por Dungeon Command - Heart of Cormyr. Hoje vou falar apenas do produto. Sobre a mecânica do jogo em si, vou falar mais adiante em outro tópico.

Dungeon Command foi muito aguardado, pois foi especificamente o primeiro lançamento de miniaturas oficiais da Wizards of The Coast neste ano. O produto é um jogo de tabuleiro (boardgame) que usa miniaturas pré-pintadas. E permite que você comande exércitos de criaturas para enfrentar seus amigos.

Eu estava muito curioso para ter o produto em mãoes e ver exatamente como era e todo o potencial do mesmo, e devo dizer que apesar de cada um dos Dungeons Commmands ter como base o reaproveitamento de esculturas antigas, ele realmente surprende.

O box do jogo é feito de cartolina simples, com uma dobradura em forma de baú bem interessante, como sempre o ponto alto são as ilustrações da caixa, muito bacanas e favorecendo o tom púrpura do tema principal das miniaturas deste box.


Dentro da Caixa você vai encontrar muitas coisas interessantes.
Um manual de regras de 16 páginas, que explica o funcionamento do jogo, que é realmente muito simples.



Cartas de criaturas, doze mais precisamente, cada uma correspondente a uma miniatura do jogo. Todas ricamente ilustradas, e com o verso levemente diferente para ser fácil o reconhecimento delas em relação as outras cartas do jogo. 


Cartas de Ordem, são 36 cartas necessárias que definirão as ações, poderes, ataques, efeitos do jogo, ricamente ilustradas. Como se pode ver a cor marrom diferencia as cartas de criaturas das de ordem que usa um acinzentado de verso.


Cartas do Sistema de Aventuras D&D (D&D Adventure System) como são conhecidos os jogos de tabuleiro: Legends of Drizzt, Wrath of Ashardalon e Ravenloft. Ou seja suas miniaturas acabaram de se tornar válidas para jogar nestes outros jogos também, enriquecendo a experiência do jogo, ao adicionar novos encontros, eventos e monstros.


Falando rápidamente sobre a versatilidade que estas cartas agregam aos outros boardgames do Sistema de Aventuras, devo dizer que é um bom adendo. Dentro destas 12 cartas, temos 2 de monstros, oito de aliados (uma nova sistemática que pode ser implementado no jogo), 1 carta de evento e 1 carta de aventura. A de evento, adiciona os elementos de aliados ao jogo, e a de aventura apresenta uma regra rápida e fácil de implementação dos mesmos. Com certeza as mais legais são a adição das duas novas criaturas, o Earth Guardian e o Copper Dragon. 


68 marcadores, que ajudam a administrar o jogo, são 30 tokens de dano, 6 marcadores de baús de tesouro, 12 de tesouro, 4 de moral e liderança, 8 de identificação de criaturas e 8 de identificação de tokens. Todos vem acoplados em uma folha de Tile, igual a usada na série de Tiles da Wizards, sendo muito fácil de destacar.


Dois cards bem grandes, acompanham o box. São as cartas de Comandante. Distintas uma da outra apresentam dois personagens com habilidades, poderes e estatisticas diferentes uma da outra. Estas cartas ou comandantes influenciam a mecânica do jogo.


E quase finalizando o box, temos 4 cards de batalha, 2 grandes e 2 pequenos. São na verdade tiles encaixaveis com cenários frente e verso, um representando o interior de uma masmorra e outro representando uma área selvagem. Estes tiles se constituem em um adendo bem interessante, e podem ser moldados de diversas formas, possibilitando a criação de cenários variados.








Novamente aqui, quero que observem uma coisa. O sistema de encaixe. Este sistema de encaixe é compátivel com os tiles que acompanham os boardgames do sistema de aventuras. Com isto, estes tiles acrescentam funções extras para mestres e jogadores criativos. Pois é perfeitamente possivel por exemplo agora jogar qualquer um dos três boardgames do Adventure System (Ravenloft, Wrath of Ashardalon e Legends of Drizzt), com estas peças adicionais. Da mesma forma na mão de um mestre criativo, a criação de mapas para RPG também fica bem mais versátil. Veja as ilustrações a seguir onde criei uma pequena masmorra, usando os 4 tiles de batalha de Heart of Cormyr e uns poucos tiles adicionais de um dos boardgames do Adventure System. Desnecessário dizer o quanto isto pode enriquecer um jogo, seja ele o AS, este jogo de skirmisher ou de RPG.




E por fim, o box se completa com aquilo que eu mais gosto: Miniaturas. Doze miniaturas pré-pintadas. A maioria aproveita esculturas anteriores, pode-se dizer que 11 delas são reaproveitadas, sendo que apenas uma, a do Mago de Guerra (War Wizard) é realmente nova. Três destas miniaturas no entanto também fazem uma certa estréia. As miniaturas do Anão Clérigo, Meio-Orc Rufião e da Human Patrulheira, possuem sua primeira pintura oficial, já que suas esculturas já eram conhecidas, pois estas miniaturas fizeram suas estréias nos jogos de AS, mas não possuiam pinturas.



As miniaturas vem afixadas em uma box de plástico encaixável, deixando-as bem protegidas, e tendo um excelente local para guardá-las. Outra coisa bem bacana que eu achei neste box, é a diversidade das raças de personagens. Sendo um box perfeito, para os jogadores de RPG que queiram adquirir um box com personagens. A adição do Dragão de Cobre também é bem bacana, até porque, sinceramente, ele não me parece assim tão diferente de um dragão vermelho, e se você precisar de uma representação, para esta criatura sinceramente é uma miniatura perfeita pro papel.



Finalizando o texto de hoje, quero dizer que o box de Heart of Cormyr é realmente muito bacana. As miniaturas são muito bem pintadas, e todos os elementos que formam o box são realmente excelentes. Talvez o que mais me encomode é que as criaturas acabaram tendo o mesmo tom púrpura. Intencional é verdade, pois as criaturas do box representam um grupo de guerra da nação de Cormyr - muito conhecida nos mundos de RPG, especialmente entre os jogadores dos Reinos Esquecidos. Sobre o jogo e sua dinâmica, a isto vou me dedicar a outro dia, a única coisa que posso dizer sobre ele é o seguinte: brincadeira de criança. Minhas filhas adoraram, pena que eu tinha que ficar orientando e falando o que significavam os poderes a toda hora, no entanto é interessante ver como as ilustrações ajudam nesta hora. Como algumas cartas de ordem são repetidas, o simples olhar na ilustração, já faziam com que as pequenas identificassem a ação de imediato. Mas bem sobre o jogo, isto falamos noutro dia.





4 comentários:

  1. Na tua avaliação, quanto tempo em média, dura uma partida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valim, vou falar sobre o jogo; sua dinâmica, suas regras e mais, em breve. Aguarde. Abs,

      Excluir
  2. Muito interessante!
    Planejo adquirir toda a coleção ...
    Papa, uma dúvida,
    Eu me registrei no forum do d20 miniatures, mas nunca recebi nenhum email, e quando tento entrar, diz que meu usuário está bloqueado.
    Desculpe usar seu blog pra perguntar isso, mas você poderia me dizer, pra quem devo solicitar a liberação ?
    No mais, continue postando!

    ResponderExcluir
  3. Parabens Papa. Seu blog esta fantastico e o texto ficou muito bom.
    Esta vendendo este jogo no fotum?

    ResponderExcluir