quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Miniaturas de Rise of Runelords em mãos

A segunda coleção de miniaturas de plástico com pintura da Paizo, ou do sistema Pathfinder como alguns denominam, está no mercado a alguns meses, e é muito, mas muito mesmo, ...realmente muito diferente da primeira coleção.

O nível de aprimoramento nesta coleção em comparação com Heroes and Monsters, a primeira coleção, é perceptivel a olhos de leigos.

Por exemplo, diferente da primeira, nenhuma miniatura desta nova coleção ficou mal-esculpida. Os casos desastrosos impostos pela Quimera e Manticora, ou o Troll e o Ogre da coleção anterior, não foram vistos em Rise of Runelords.

A bem da verdade, a coleção é tão bem feita, que impressiona. E seria absurdamente fantástica, não fosse o plástico ruim em que as esculturas são feitas. Diferente das miniaturas de D&D que usam um plástico mais borrachudo, tornando a possibilidade de danificar uma miniatura quase que nula, as miniaturas de Pathfinder usam um material plástico mais próximo de resina sólida, tornando-as mais sucetiveis a danos de impacto.

Também não quero assustar ninguém. Não pense que todas as miniaturas da coleção se quebram como gelo fino. Não é assim. No entanto se a miniatura for submetida a alguma fricção grave, como por exemplo, a miniatura ser atirada de uma mesa acidentalmente, ou se você transportá-las de uma forma que haja muita trepidação, existe um risco de uma miniatura ser danificada.

Um dano menor, mas, mais comum é a soltura da miniatura da sua base. A maior parte destes danos é facilmente resolvida com o uso de uma supercola.

Claro que isto não é genérico. Não é assim: Todas as miniaturas de Rise of Runelords, vão se quebrar, ou vão ser danificadas. Mas a verdade é que o material usado, possibilita uma porcentagem grande de chance de isso ocorrer.

Deixando a composição do plástico de lado, temos uma coleção com peças realmente bacanas. A coleção possui 60 miniaturas, + 4 miniaturas grandes e 1 enorme, destas cinco últimas falarei especificamente noutro dia.

As miniaturas de Rise of Runelords vem em caixinhas (box) com quatro miniaturas. 1 grande e 3 médias ou 2 médias e 1 pequena. As miniaturas vem protegidas por um plástico modular, feito para fixar a base das miniaturas, fazendo com que elas fiquem firmes. Este sistema é muito bom, no entanto você deve tirar suas miniaturas com cuidado, como já falado a composição plástica da miniatura não é das melhores e se a base estiver firmemente fixa ao rentar retirar a peça você pode quebrá-la.






Como se pode observar pelas ilustrações, no geral o sistema oferece uma proteção perfeita para as miniaturas.

Sobre as miniaturas em si, como já disse acima, as esculturas estão muito boas e além das esculturas o trablaho de pintura ficou excelente. Temos trabalhos muito bons como nas esculturas de alguns heróis como Ameiko, Seoni e Shalelu. Alguns monstros também estão com qualidadede excelentes como: Lammatar, Skinsaw man e Warchief Ripnugget.

A coleção a exemplo do que aconteceu com H&M, novamente pesou muito bem sua contabilidade em torno de heróis, personagens, vilões e monstros. E novamente trabalhou muito bem no conceito de uniformidade. Por exemplo temos três ogros, com poses distintas e pinturas que combinam, três gigantes de pedra, quatro goblins, três sinspawn, todas estas criaturas formando digamos assim unidades.

Abaixo podemos ver os quatro goblins e mais um cão goblin, os três sinspawn, um yeth e seu cão yeth. Rise of Runelords trouxe diversidade ao jogo de minis em uma única coleção.


Logo é possível criar jogos onde você pode simular o enfrentamento contra digamos um clã de gigantes da pedra, sem que estes pareçam monstros diferentes, como podemos na imagem abaixo.


As miniaturas desta coleção são todas inspiradas na primeira aventura publicada pelo sistema de Pathfinder, chamada apenas de Runelords. Como "presente" de aniversário da aventura, a coleção de miniaturas foi criada. Todas as miniaturas da mesma, são personagens, vilões e criaturas que aparecem na aventura. Uma excelente idéia para a venda de um produto casado. Rise of runelords, trouxe consigo mais que monstros e heróis. Trouxe também duas miniaturas especiais. Uma cortesã e um aristocrata. A denominação eu que dei, seus nomes originais são: Aldern Foxgrove e Lucrecia, pois personagens da aventura. A questão é, que as miniaturas prenchem uma lacuna que foi deixada até o momento, permitindo o uso de personagens de roleplay. Construi a cena abaixo, mostrando um banquete, fazendo uso inclusive dos cartões de Map Pack do próprio sistema Pathfinder, e neste mapa, coloquei as duas miniaturas das quais falo posicionadas ao centro, cercado por aventureiros em algum tipo de conferencia ou reunião. Simplesmente perfeito.

A coleção obviamente apresenta as mais diversas criaturas como podemos ver nestas outras imagens. Algumas criaturas próprias do sistema de Pahtfinder como o Forgefiend, uma espécie de demônio-forja. Alias uma miniatura muito bonita, pois a "boca" ou entrada da "forja" é de plastico transparente.



Rise of Runelords, também corrige um erro básico da coleção anterior, desta vez são 60 criaturas diferentes, não como em H&M que das 40 criaturas tinhamos na verdade 38 onde 2 eram a mesma miniatura só que pintura diferente.

RoR, é de longe muito superior a primeira coleção, e é sem sombra de dúvidas uma coleção muito bonita. Com peças diferentes, padronizadas e muito versátil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário