quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

As Quatro Enormes de Rise of Runelords

A coleção de miniaturas de Rise of Runelords foi composta de 60 miniaturas, entre criaturas pequenas, médias e grandes. Além disto, havia uma criatura colossal, o Gigante Rúnico que também fazia parte da coleção que vinha como brinde para quem comprasse um case na pre-ordem de vendas.

Mas não parava por ai.

Além das miniaturas tradicionais e da miniatura de incentivo, ainda havia mais quatro miniaturas de tamanho Huge que eram vendidas separadamente. Ou seja você poderia adquirir apenas elas se quisesse, mas não sem pagar o preço. E quando falo isto, quero dizer literalmente.

As quatro miniaturas enormes (huge) de Rise of Runelords, conseguiam custar sozinha 1/3 do valor de um case. Eu acabei relutando por adquiri-las, porque acreditava que não valiam a pena. Mas como colecionador aficcionado, ver aquelas miniaturas a venda, e saber que elas faziam falta na minha coleção que não estaria completa me incomodava.



Acabei cedendo a minha vontade de colecionador que sempre é mais forte do que qualquer argumento racional que eu possua e as adquiri. 

O que posso dizer?

Sinceramente, ...que elas valeram o investimento.
Fiquei assombrado com a beleza destas miniaturas, com seu tamanho, com a qualidade delas, e principalmente com o tamanho da maioria delas.

As quatro miniaturas são: Lamia Harridan, Storm Giant, Treachery Demon e Karzoug Statue. 
Lembro de quando vê-las a venda, de não me chamarem atenção, afinal fora a Lamia Harridan e a estátua gigante, já tinhamos exemplares de todas as outras miniaturas, e a estatua não me atraia, de modo que eu depreciei o produto.

Mas que grata surpresa tê-las em mãos.
A Lamia Harridan é a menor em altura das três miniaturas, mas sinceramente é a mais bem esculpida e pintada. Além obviamente de ser uma escultura que falta em Dungeons and Dragons. Pois não possuíamos nenhuma.

Como não temos nenhuma Lamia em D&D fiz um comparativo com a miniatura de um Draegloth Abomination - procurei algo que fosse meio animal, meio humanóide para parecer justo -. Colocando as duas miniaturas lado a lado, ainda podemos notar que a "baixinha" do quarteto é bem grandinha.




A Storm Giant, eu devo dizer que das quatro miniaturas huges é a que menos me agradou. Não pela escultura ou tamanho, mais pela pintura que eu achei que ficou pobre. O tom de pele da gigante e sua capa ficou meio seco demais, e o tridente de verde também não me agradou muito. Ainda assim ela é digna de nota por seu tamanho. Comparei ela com os dois Storm Giants que possuímos em D&D. 




O Treachery Demon, ou Glabrezu é uma miniatura excelente. Eu diria que ele é muito bacana, e não perde nada para a miniatura de D&D lançada na coleção Giants of Legends. Lado a lado as miniaturas se equiparam. Eu ainda prefiro as cores avermelhadas da versão de D&D para uma criatura demoníaca, mas devo concordar que o verde da miniatura da Paizo também ficou bom. O corpo massivo da miniatura de Pathfinder também impressiona, transformando a criatura em um monstro impressionante.




Finalmente a grande surpresa ficou por conta da Karzoug Statue, lembro que esta miniatura foi a que eu mais critiquei quando de seu prewie, mas hoje, tenho que morder a língua. Primeiro porque a escultura é realmente interessante e a miniatura encontra função nos jogos de D&D. Segundo, porque querendo ou não se você estiver apto a pintá-la esta miniatura tem tudo para se tornar um lançador de magias gigante excelente. E por terceiro o que mais me impressionou foi o tamanho dela. Ela é praticamente tão grande quando o Rune Giant. Embora a base da miniatura seja redonda e ocupe os 3x3 quadrados, a escultura possui a base inferior tão grande que pode sim ocupar 4x4 quadrados. 




E com isto, Rise of Runelords se completa em 65 miniaturas excelentes e eu diria que as minis Huge são sim um espetáculo a parte.

Um comentário:

  1. Concordo contigo qto a Storm Giant, a peça é linda e nas fotos impressiona, mas ao vivo a pintura mal-feita e escolha errada das cores. No tom de pele, a princípio achei legal ser morena_mas a cor in loco destoa_principalmente do tridente (mil vezes melhor seria prateada ou azul) acabam tirando muito da graça da mini.

    ResponderExcluir