quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ascensão da Escuridão; O Passo Sombrio (Rise of the Underdark - Step into the Shadow)

O mais novo lançamento da Wizards está causando muito alvoroço nas comunidades e redes sociais mundo afora. Ascensão da Escuridão; O Passo Sombrio, como traduzi "Rise of the Underdark - Step into the Shadow", é baseado na mesma formulação de sucesso da série Neverwinter.


Serão livros de jogos, suplementos, aventuras, romances e jogos de computador com a mesma temática. A ascensão dos Drows sobre os domínios terrestres.


Ao que tudo indica, Lolth cansou de ver seus subordinados vivendo no subterrâneo e sempre se matando. Agora a deusa malévola, está guiando sua raça para um conflito em massa. Algo como uma Guerra Mundial Drow.


Os drows se fortaleceram, e não temem mais a luz do dia, ao contrário agora são favorecidos por ela, e querem reivindicar novamente o lugar ao qual um dia pertenceram. E desta vez a frente de seus comandados se encontra a orientação da própria deusa da corrupção.


Heróis de todos os cantos de Faerun são necessários para impedir, parar, se confrontar com os exércitos e a vontade da deusa.


O projeto me parece sinceramente audacioso. Ao que eu lembre, embora sempre tenha aparecido algum drow em encontros nas minhas campanhas, estas criaturas apenas ocuparam papel principal, quando anos atrás um projeto similar ocorreu. Na época era chamado de Cidade da Rainha Aranha ou City of the SpiderQueen. E também foi suportado por romances e livros de aventura. Eu mestrei a aventura principal e a achei muito interessante, no entanto devo dizer que a ausência de Lolth na aventura, que cedia lugar a uma deusa maligna chamada Kiaransale, me incomodava. Era quase como tomar cappucino sem chocolate. 


Estou feliz com o lançamento deste projeto. Principalmente porque me fez ter curiosidade pelo mesmo, gostei muito da trama principal, e achei muito interessante a idéia de uma Guerra Mundial. Mostra que os acontecimentos irão além das forças dos heróis - falando em termos de roleplay - e dá margens a muitos tipos de aventuras. E sinceramente não consigo ver outro vilão ou criatura desempenhando este papel que não os drows.


O lançamento possui várias informações em blogs espalhados ai a fora, e tem até um vídeo de lançamento, com uma introdução muito legal sobre o evento. E sinceramente com uma voz super sensual e ao mesmo tempo ameaçadora muito bem escolhida para representar Lolth. 


4 comentários:

  1. Muito massa! Já estou tendo idéia pra introduzir na minha campanha.

    ResponderExcluir
  2. Parece legal, drows nunca foram minha raça favorita, mas talvez com todo esse background as histórias fiquem bacanas.

    ResponderExcluir
  3. Só de pensar em poder usar a miniatura da Aspect of Lolth em uma aventura já fica massa.

    Eu curti muito o texto do vídeo de apresentação, é interessante notar que nele a Lolth fala que o Subterrâneo nunca foi o lar dos drows, e sim apenas um lugar de provação, que moldou a raça para voltar a ocupar o lugar que lhes pertencia.

    Acho que a história de fundo para esta campanha vai ser muito rica, e vai fornecer muitas idéias para mestres e backgrounds para personagens também.

    ResponderExcluir
  4. Salve, Papa, parabéns pelo artigo, realmente nos romances é descrito que Lolth mentiu para os drows e fez com que acreditassem que eles foram punidos injustamente pelos outros deuses do panteão élfico e privados de seu lugar de direito na superfície, só algumas Matriarcars sabem a verdade. Essa história de provação deve render toda uma saga com cunho religioso muito bom, com os drows realmente acreditando que a superfície é sua terra prometida! Muito bom!

    ResponderExcluir