quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mapas para RPG e Skirmisher

Hoje acabei tendo um tempo livre e resolvi aproveitar para fazer e dar uma olhada nas coisas que gosto de fazer. Acabei mechendo em vários livros de RPG dando uma lida aqui e acolá em uma aventura, um suplemento e de repente comecei a admirar os mapas.

Eis que pensei, que nesta safra de falta de mapas para skirmisher, que algumas aventuras e suplementos dispoem de bons mapas para o uso de miniaturas.

Obviamente o principio básico destes mapas são para o uso de RPG e suas aventuras originais, mas com um pouco de imaginação eles se tornam excelentes para o uso de skirmisher. E principalmente acabam se tornando alternativas viaveis, visto que ainda estão disponivel no mercado.

Inclusive topei com algumas reedições, como Kings Road que aparece em uma das aventuras. Fiquei tão empolgado que passei o dia coletando e fotografando alguns mapas, aproveitem para dar uma olhada comigo.

Os primeiros quatro mapas não são novidades pra ninguém, a única informação nova seria que estes mapas vem sem as áreas de vitoria e inicio de jogo, afinal foram usados para aventuras em RPG. Eu não vejo nenhum problema em adquirir estes mapas e usá-los para os skirmisher, principalmente se você tiver consigo uma versão impressa do Gazetteer da DDMGuild.


1 - Dungeons of Blood. Vem com KIngs Road no verso.



2 - Dragondown Grotto e Forest Clifflair, vem frente e verso.



Agora começam as novidades. Estes primeiros dois mapas que como todos os outros a seguir são frente e verso, apresentam dois cenários superbacanas. Um o interior de um castelo; imagine neste mapa um dos grupos inicando dentro da torre no canto inferior esquerdo e o outro grupo do lado de fora do castelo no lado direito em frente ao portão. As paredes não permitiriam Los e Loe, as pequenas portas permitiriam aos personagens sair dos seus locais e se moverem ao longo do mesmo. E as areas de vitória ficariam nos quartos e na área de serviço no interior do forte acima no meio.
O segundo mapa o de uma área rural também deveria ser bem divertido. Ambos os bandos de guerra iniciariam nas fazendas opostas, e as cercas de ambos também não permitiriam Los e Loe, e as areas de vitória ficariam dispostas nas duas areas de plantações. Acredito que seriam bem divertidos.

3 - Castle e Rural environment, vem frente e verso.


Este próximo conjunto de mapas, também frente e verso apresenta 4 cenários distintos que poderiam ser usados para jogos de 100 pontos, ou ainda no formato Arena.


4 - Four places.


Este mapa frente e verso, já até possui uso pela DDMGuild. Ele foi usado senão me engano em 2009, e as Áreas de inicio são as extremidades do mapa e o Pit do centro é uma Victory area comum aos dois bandos de guerra. Além disso os quatro locais com simbolos arcanos fornecem habilidades especiais dependendo da facção do bando de guerra. Em outras palavras o start para o uso de mapas já foi dado!

O verso desta dungeon é uma area dividida por uma corredeira que nasce de uma cachoeira. Por sobre o rio, uma ponte em ruinas une os dois campos de batalha. Desnecessário dizer que a ponte vai acabar sendo uma Victory area. Para deixar as coisas bem interessantes poderia se criar o terreno neblina, impedindo a LoS para o outro lado do rio.

5 - Stonefang Pass. Vem com a entrada para uma caverna sagrada e o seu interior.



Mais um mapa com uso para bandos de guerra de tamanho menor. 100 pontos e formato arena. O verso é fora de escala para DDM, portanto só usavel para RPG.

6 - Cidade, taverna e arena de luta de bar.


Mais dois mapas novos. O primeiro com uma enorme area de Blood rock terrain ao centro dele. A grande desvantagem destes mapas é que seriam mapas bem abertos, do tipo, não tem onde se esconder. Mas ai entra algo diferente. Pensei que as areas de inicio de ambos os mapas poderiam ser 4 para cada um e bem espalhaas e distantes entre si, se transformando numa verdadeira arena gigante. Seria bom para bandos com ataque a distância? Sim porque é aberto. Mas também seria bom para ataques mele, pois se chegaria no inimigo rapidamente.

7 - Orcus Temple: Apresenta área externa e interna.



Estes dois mapas frente e verso estão entre os meus favoritos. Uma cidade de mortos vivos! O design para as areas de inicio seria bem interessante. Mas o principal seria criar algum efeito para beneficiar estas criaturas, como por exemplo +5 em dano necrótico para todos os undead, ou criaturas boas possuem -2 no ataque, algo neste sentido. O segundo mapa mostra o interior de um local macabro e seguiria o mesmo tipo de linha de raciocionio dos mapas que comentei acima.

8 - Cursed: área externa e interna de um local desecrado.



Por fim mais dois mapas para 100 pontos e jogos Arena dividindo seu vice-versa com um Mapa de uma fortificação rural. Neste mapa teriamos um grupo iniciando na cidade e outro no zona rural, sendo que o portão de entrada dividiria a area de vitória, para mostrar bem aqueles conflitos na entrada/saida das cidades.

9 - The Way in - Apresenta 3 cenários de travessias. 



10 - Sandstorm - É um mapa que mostra de um lado a aproximação de uma tempestade de areia em um ambiente desértico e no seu verso apresenta uma pequena cidade.




Como eu disse existem dezenas de mapas em várias aventuras, suplementos de D&D com a escala perfeita para serem usados em uma boa partida de skirmisher. Basta só você querer se divertir.

2 comentários:

  1. Perfeito os mapas vlw mesmo estou usando em meus rpgs ! xD

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas postagens, usarei na minha mesa de RPG via RPGFireCast =)

    ResponderExcluir