quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Guerra dos Beholders - Parte 1 (Beholder´s War)

Guerra dos Beholders - Parte 1 (Beholder´s War)

E após um começo de ano conturbado, onde a Wizards anunciou o fim de sua linha de miniaturas de plástico, os jogadores de DDMSkirmisher ganham uma boa noticia. A Guilda finalmente concluiu os cards de estatisticas dos novos beholders lançados em novembros em um set colecionavel.

São 4 novos cards, onde a grande surpresa ficou com o Beholder Eye Tyrant, onde se esperava a exemplo de outras coleções apenas a reedição da sua carta da coleção Dangerous Delves. Mas a Guilda surpreendeu positivamente criando uma versão épica para a criatura.

A partir de hoje irei iniciar uma sessão dedicada a análise destas 4 criaturas individualmente e além da análise a criação de um bando de guerra pensado especialmente para cada um deles.

Antes de falar sobre o primeiro beholder e seu bando de guerra, quero comentar sobre a regra nova que adicionou-se ao set dos beholders.

A do ataque BASE a distância (ranged).



É importante notar que o ataque base sempre foi um ataque corpo-a-corpo, e que as regras e poderes que definem um ataque corpo-a-corpo influenciavam bastante os ataques base feitos nesta modalidade.

A grande mudança que o ataque ranged base impõe ao jogo é no momento da interação com duas condições. Confusão e Dominação. Normalmente estas condições inibiam o uso de qualquer modalidade de ataque que não fosse o corpo-a-corpo (melle) agora estas condições atuarão de maneira muito singular nestes beholders, pois eles mesmo sob estas condições estarão aptos a escolher entre as duas formas de ataques, o corpo-a-corpo (melle) base e o à distância (ranged) base.

Não fiz nenhum apanhado geral, mas além das modificações impostas na pequena ficha de regras que vem junto ao cenário, onde permite as criaturas com ataque a distância base fazer ataques de oportunidade e não sofre ataques de oportunidade enquanto no uso desta ação de ataque, deve-se notar, que o ataque base a distância não substitui o ataque base normal. Ambos são diferentes. Portanto um snaketongue cultist não pode usar snake swiftness para fazer o beholder repetir seu ataque a distância base, MAS o beholder pode usar seu ataque base a distância em uma carga por exemplo.

Dois beholders possuem esta habilidade. Não me recordo neste momento se outras criaturas anteriores a este set possuem esta habilidade a ponto de se beneficiar dela, eu tenho quase 100% de certeza de que não.

De todo modo é uma adição singular as regras.

Falando agora sobre cada Beholder, vou iniciar minha analise com o primeiro card do SET;

EYE of Frost



Eu fiquei realmente muito excitado com esta criatura. Eu ainda não me decidi sobre qual dos quatro beholders é o melhor, mas Eye of Frost com certeza entra pra ver muito jogo. Sua maior limitação é que obviamente a grande maior parte dos seus ataques produzem efeitos de frio (cold), e isto pode se tornar um problema ao se enfrentar criaturas com imunidade ou resistência a este elemento.

Foi praticamente impossível pra mim não comparar Eye of Frost com sua contra-parte o Eye of Flame. Fiquei muito feliz em ver que são de fato duas criaturas distintas. Mas principalmente em ver que a versão gelada é bem superior.

Primeiro as defesas do Eye of Frost e do Eye of Flame são iguais com excessão da AC, 2 pontos superior. A mobilidade e os pontos de vida da versão gela também são inferiores. Vôo 3 é realmente muito ruim. E sem dupla ativação, quase uma lástima. Os 5 pontos de vida a menos não são nenhuma diferença significativa.

Já o incremento na tentativa de acerto, e no dano do dano base, aliado ao fato de que este beholder também possui um ataque rangeb base, tornaram seus 5 pontos mais caros que a versão do fogo, bem equivalentes.

Os dois ataques ranged do beholder são bons, um porque pode ser usado como ação menor e outro porque possui um efeito de deslize interessante (slide), no entanto a limitação dos range (range 8 o melhor deles e range 4 o pior deles) aliado a um vôo pobre de 3 vai tornar o uso destes ataques bem difíceis de se concretizar.

Com isto, a versão do fogo se torna mais eficiente.
Mas Eye of Frost vale seus pontos.
Mesmo com velocidade de vôo 3, com ataques a distância com um range muito baixo, esta criatura possui uma Ação de ataque compensadora:

A Eye of Frost: (radius 1 within sight) +17 vs.
Fortitude; 20 cold damage.

Olho de Gelo, é um ótimo ataque e é a vontade. O raio 1 do ataque se equilibra com as altas defesas que a criatura possui, e principalmente não o deixam poderoso demais.

Além disso, dois outros poderes deixam ele muito interessante. Pois possui a habilidade de aumentar TODAS as defesas quando estiver sangrando, o que significa que ele pode chegar a AC 30 e defesas 28 em momentos críticos da batalha.

Outra habilidade interessante é fazer com que um inimigo em até 5 quadrados que esteja tomando dano continuo de frio (cold) fique enfraquecido (Weakned).

Por tudo isto Eye of Frost se torna uma criatura muito interessante. Tendo como seu único revez a baixa velocidade.

Bando de Guerra - Frio Imobilizante (Immobilizing Freeze)
Eye of Frostx2; Large White Dragon; Worg; healer; gnoll x3, Hyena; 9 ativações, CR 1, Flooded ruins.
A idéia deste bando é muito simples. Quando você tiver linha de visão para um grupo especifico de adversários, comece a rodada dando o cp do Large White Dragon de que qualquer criatura que tome dano de frio (cold) fique imobilizada, e então atire com os 2 beholders no mesmo grupo de criaturas. A idéia é conseguir fazer de 40 a 80 pontos de dano em no máximo duas rodadas em no mínimo 2 criaturas medianas do adversário. Como as criaturas irão tomar dano de cold, elas não poderão se mover e estarão posicionadas para levar de o mínimo de 3 e máximo de 4 ataques de Eye of Frost. O worg aumenta em +2 os ataques dos Eyes aumentando em muito a chance destes beholders acertar o inimigo, e a healer esta no grupo para tirar dos dois qualquer eventural condição ruim que possam vir a receber, assim como curá-los. Os gnolls são ativações, e a Hyena a pegadora de victory points. Qualquer mapa aberto é excelente para você. Dragongraveyard também funciona muito bem.
Fraquezas: mapas fechados, criaturas com imunidade ou resistência a cold.
Opção; Como deverá ser muito difícil que um mesmo jogador possua 2 Eye of Frost a sugestão de substituição para um deles fica por conta do Tomebound Arcanist, neste caso a estratégia permanece a mesma. Ou tirar um gnoll e um eye of frost e acrescentar, Catfolk Wilder e um Demonic Gnoll Archer, neste caso o bando também permanece com a mesma temática e acrescenta o poder de ataque da Catfolk Wilder.

Um comentário:

  1. Bem legal o time Papa. Ter dois Eye of Frost é dureza mesmo, uma pena. Aguardo ansiosamente seu post sobre o Ghost Beholder.

    Abs.

    Snow

    ResponderExcluir