At the end of last year, Wizards has lauched one of its last Heroscape compatible minis with D&D.
A coleção conhecida como Montelclaw Invasion trazia muitas minis conhecidas dos jogadores de skirmisher e dos colecionadores de D&D Minis. E além de todas as conhecidas se somaram quatro miniaturas inéditas que haviam sido cogitadas a fazer parte da coleção PHH3 que fora cancelada pela Wizards.
The colection know as Montelclaw Invasion bring with it a lot of well know D&DMinis. And also was added four minis that was being cancelled at the collection of PHH3. And now it is lauche at heroscape.
As quatro miniaturas inéditas para D&D e Skirmisher ganharam estatisticas da Guild e são válidas para torneios de miniaturas. Suas estatisticas podem ser baixadas aqui:
This four unpublished minis on D&D has gained oficial game stats from Guild and now are valid to miniatures tournaments. The stas can be dowload bellow:
Estatísticas da Wave 3
Apesar de lançadas a algum tempo, muito pouco se viu delas sendo usadas. Hoje estou criando uma série de 4 partes onde vamos comentar sobre estas miniaturas e criar bandos para as mesmas.
Even having get its stats a while, few we have see this minis on games. Today i´m starting a 4 part series that will analize this miniatures and criate warbands to it.
A primeira a ser estudada é o Mestre da Caçada.
Our first one will be Master of the Hunt.
Nosso novo amigo custa 56 pontos e é um campeão Wild de CR2.
Todas as suas defesas, incluindo AC são 25, uma boa pontuação.
Our new friend has 56 point cost and it is a Wild Champion with CR2.
All its defenses, including AC is 25, a good start.
Seu speed 6, por ser uma criatura large não chega a impressionar mas somado com a habilidade Stable Footing que lhe permite ignorar terrenos dificeis a torna boa também.
It´s speed 6, since he´s large will be of no impression, but if you add to it the natural power "Stable Footing" that ignore difficult terrain, make it good too.
Nosso amigo possui 90 pontos de vida e não pode ser considerado bloodied. Uma situação interessante, pois nega alguns maleficios de oponentes, mas ao mesmo tempo nega beneficios de companheiros. Eu diria que se encontra dentro do custo aceitável.
It has 90 hit points and can´t be bloodied. An intersting situation, cause it deny some opponent harm, but also can deny some allies help. Anyway it is good. I say interesting.
Mestre da Caçada possui uma única ação de ataque, um ataque base com reach 3 que ataca com razoaveis +15 para um máximo de 20 pontos de dano, sendo que 5 destes são de elemento fogo. A vantagem que ele possui de impedir redirecionamentos junto com o reach 3 não conseguem apagar os miseros +15 de ataque e o baixo dano de uma criatura tão cara. Principalmente sendo este sua única opção ofensiva. Eu diria que neste ponto ele esta bem abaixo da média das criatuaras de sua pontuação.
Master of the Hunt has only one attack action option, a base attack with reach 3, with a low +15 to hit to a non impressive 20 points of damage (5 of it been fire). He has a little advantage, cause its attack can´t be redirect, but even with its reach 3, the low to hit and damage and this been the only option of attack action of a so high cost creature,... no help him much. To me at this point he became at level well inferior to other creatures with its same cost.
O poder principal do nosso caçador provém de um bonus especial que ele pode empregar no set up. Neste momento ele pode escolher um ÚNICO inimigo contra quem ele ganhar um ótimo adendo de +5 no ataque e +5 no dano. Se este poder pudesse ser recarregavel seria melhor. Mas como é usado apenas uma vez, contra um único inimigo, se torna realmente pouco eficiente em jogo. Notem que o poder não é ruim, na verdade ele é até muito bom. Mas até agora Mestre da Caçada mesmo com este adendo não se tornou uma peça interessante.
The main power of our Friend came from a power that he need to use at set up. At this moment he can choose a SINGLE enemy who will gain against a good added bonus of 5 on attack, damage and even reach 5. This will be so much better if he can recharge it. But since he has a single use, against a single enemy, it became of little efficiency on game. Please note that the power is not bad, but all the entirety of the Master´s atributes does not help. Until right now i cannot see him as a competitive peace to skirmish.
Nosso caçador por ser campeão possui dois CPs.
O primeiro diz:
Our hunter is a champion and have 2 cps; the first one says:
Use quando esta criatura acertar um ataque Melle. Todos os aliados Bestas e Fey recebem +3 de bonus no ataque contra aquele inimigo até o final da rodada.
v Use when this creature makes a successful
m attack. All Fey allies and Beast allies have +3
Attack against that enemy until end of round.Um poder de campeão simplesmente limitador e especifico demais. Se ele fosse mais genérico dando +3 de ataque aos aliados fey e beast até o final da rodada seria excelente. Mas notem toda a complexidade. É necessário que seu campeão, faça o ataque, acerta determinada criatura, quando só então seus aliados irão receber o bônus de ataque e novamente sendo restritivo a apenas aquela criatura.
A too limited champion power, too specific. It it was more generic, like given +3 to beast and fey allieds until end of round, pure and simple will be excelent. But take a look at the complexity. It is necessary that your champion, do the attack, hit the attack, and the against that target, your allies will have bonus against that ONLY target. Too restrictive.
Infelizmente não me agrada muito.
Does not please me much.
O segund cp do nosso amigo nos oferece:
The second cp says:
Use quando você vencer uma iniciativa. Inimogs não se beneficiam de Concel ou Invisibilidade até o final da rodada.
v Use when you win initiative. Enemies do
not benet from Conceal or invisibility until
end of round.Apesar de ter um trigger que depende da sorte, este poder é mais interessante. Mas circunstancial. Se você não encontrar criaturas invisiveis pela frente pode ser que nunca use este poder.
Despite the trigger action need a little bit of luck, this power is a little more intersting. But it is circustancial. If you will not face hide, conceal or invisible creatures you may end the game without using this power.
No geral Master of the Hunt desapontou. Seu custo por suas habilidade poderia ter sido reduzido para uns 46 pontos, onde ficaria mais adequado, inclusive o mantendo como campeão.
At general Master of the Hunt displeased. Its cost, even with all this powers can be at maximun around 46 points, where he can be more usable, even with the status of a champion.
Ele não é uma peça fraca no entanto, apenas não consegue competir com peças de mesmo custo ou menor muito mais eficientes e com mais recursos. Diria que numa escala de 1 a 10 ele ganha nota 5.
He´s not a weak peace however, he only cannot compete with peaces at the same or lower cost with better mechanics on game. I say that in a 10 points scale he get an 5.
Opção de Warband:
Warband suggestion:
Master of the Hunt 56, Snaketongue Cultist 17, Wizard of Evermelt 39, Graycloack Ranger 15, Wild Elf Warsinger 9, Hunting Cougar x 7 = 12 ativações, CR 2, 200 pontos.
Bom este bando foi construido pensando em como melhorar nosso amigo caçador. Colocamos vários amigos beast, que podem vir a se beneficiar dos bonus que o mestre da caçada venha a fornecer. Wild Elfwarsinger beneficia ao bando em um geral. Snaketongue Cultits e Wizard of Evermelt agem como auxiliares do Mestre da Caçada, lhe conferindo movimento e ataques extras gratuitos que podem lhe ajudar a conferir seu cp de maneira mais rapida e eficiente aos seus comandados. Graycloak Ranger é um pequeno suporte. As doze ativações também podem oferecer uma ótima vantagem para o bando. No geral o bando ficou competitivo, mas esta longe de ser tier 1.
The idea of this warband is too increase Master of the Hunt potential. We add a lot of beast who can benefit from the best CP of it. Wild Elf Warsinger is a nice tech peace to this warband, cause it can increase the bonus damage of all units. Snake tongue Cultist and Wizard of Evermelt can give extra attacks to Master, and with this he can make a more versatile use of its cps, and also been well used on a game. Graycloak like the Wizard can increase the limit creatures of the warband, who has 12 acts given a superior control of the activations to player. At general the warband is competitive, unfortunaly cannot be a tier 1.
Fraquezas: First Nuke, e dependencia do Master of the Hunt.
Weeknes: First Nuke, and Master of the Hunt dependece.
Papa, jogando D&D Mini ontem com meu grupo, uma dúvida mirim nos ocorreu. Champion Powers só podem ser usados quando o champion estiver ativado ou são usados de acordo com a descrição do poder, mesmo com ele inativo?
ResponderExcluirOutra dúvida foi sobre efeitos "aura"; que pra mim passam a valer apenas com a criatura ativada, correto?
Abs. Snow
Champion Powers não podem ser usado pelo campeão se o mesmo estiver inativo (Helpless ou Stun). Condições como Dazed, Confusion e Dominated também impedem o campeão de usar os Champion powers.
ResponderExcluirAuras só funcionam se a criatura estiver ativa. Ou seja Stun e helpless previnem uma aura.
Por outro lado uma criatura mesmo confusa ou dominada, vai continuar com sua aura ativa.
Certo. Mas por exemplo, minha 1a ativação no round é um Might Blademaster, que acerta seu ataque melee e passa 30 de dano. Eu posso aplicar +10 do CP do Dwarf Battlemaster, mesmo o anão não estando ativo e sob nenhum efeito de stun, dazed e etc?
ResponderExcluirOutra dúvida: atacando uma criatura insubstantial, acerto o ataque e o dano é 10 + 10 on/save ends. O dano do save tb é dividido?
Thanks pela consultoria.
Snow
O anão ESTÁ ativo. As únicas maneiras das peças deixarem de estar ativas são sob efeito de stun, helplles ou alguma condição prescrita no poder de determinada peça.
ResponderExcluirO que você se refere é ao fato de isto acontecer fora do turno da criatura certo? Se for isto, é perfeitamente normal. Os campeões podem conferir seus poderes (alias não apenas eles, existem outras criaturas que podem fazer isto também) sempre que os triggers acontecerem. No caso acima o trigger é quanto um aliado acerta o ataque. Com a blademaster acertando o ataque você pode adicionar +10 de dano no mesmo. Note que estes +10 valem apenas para UM ataque. Se ela usar aquele ataque duplo, apenas um dos ataques poderá ser elevado.
Embora Dazed, confusion e dominated concedam o estatus de ativo a uma criatura, elas impedem que poderes de campeão sejam usados fora do turno do campeão.
Dano Ongoing não é reduzido por insubstancial.
Apenas um adendo, no caso do ataque duplo da Blademaster se você acertar os dois ataques e tiver dois anões battlemaster cada um deles pode influenciar um ataque e conceder +10 de dano para cada um deles.
ResponderExcluirEm jogo seria assim:
Ataque blademaster 1 30 +10 de dano dwarf 1
Ataque blademaster 2 30 +10 de dano dwarf 2.
Embora seja o mesmo cp (um campeão não pode usar o mesmo cp na mesma criatura) ele provem de 2 dwarfs diferentes (mesmo sendo 2 unidades da mesma criatura eles são tratados como diferentes). No entanto eles não podem influenciar o mesmo ataque.
Note as diferenças entre Attack Action e Attack.
Isto é uma Attack Action:
M Sweeping Blow: Attack up to 2 targets once,
+16 vs AC; 30 Damage each
A criatura pode realizar dois Ataques (Attack) dentro de uma Attack Action. Por isto o cp do anão consegue influenciar apenas 1 dos ataques, ou se vc tiver dois, como disse acima, cada um deles pode influenciar cada ataque em separado.
Aaaaaaah garoto, exatamente isso. Era fora do turno da criatura que gerou dúvidas. Perfeita explicação, obrigado.
ResponderExcluirAbs. Snow
Pergunta de regra do dia é: posso teleportar um rot scarab pra debaixo de um adversário via Foulspawn Seer? Se sim, O scarab sofre ataque de oportunidade?
ResponderExcluirThanks.
Snow