segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cérebro (Brain in the Jarr)

Uma das miniaturas mais interessantes lançadas na coleção de Lord of Madness, foi o Cérebro no Jarro, ou cérebro vivo. A miniatura nos tráz uma criatura pouco comum as mesas de RPG. Não é todo dia que alguém pense em se defrontar com alguma coisa assim.

Um Cérebro no Jarro, na verdade sempre acaba fazendo um papel por trás da cenas, maquinando escondindo em seu cofin para um fim especifico. Lembro de uma única vez ter usado este artificio. Na ocasião mestrava em Ravenloft, e então no domínio de Dementileu se não me engano os heróis se defrontaram com as maquinações de um terrivel inimigo ao qual eles nunca descobriram de quem se travava: Rudolph Von Aubrecker, o cérebro vivo. O personagem era ricamente descrito em um livro dos monstros tipicos de Ravenloft, com suas páginas preto e branco e com estatisticas da segunda edição de D&D.

Obviamente eu na época não dispunha da miniatura, mas vou dizer que se talvez estivesse com ela em mãos a história poderia ter se desenvolvido de forma diferente.

De todo modo, a miniatura é muito bonita. É de tamanho diminuto (tiny) e bem feita. E é rara. Ou seja não é todo mundo que a encontra facilmente.

O Cérebro na Jarra como todos as criaturas de Lord of Madness ganhou estatisticas de jogo para o skirmisher. E a pequena criatura é realmente intrigante. Hoje a pedido, resolvi analisar as estatísticas da mesma e pensar em como melhor aproveitá-la em jogo.



A criatura vem a jogo por 41 pontose com estatisticas muito incomuns. Observando as defesas dela, vemos que ela possue boa AC e Vontade; 24, um reflexos médio; 20 e uma das piores Fortitudes do jogo, rivalizando com as piores buchas; 12. Considerando que alguns efeitos nefastos tem seu ataque versus Fortitude, nosso amigo pequeno pode cair em desusso neste momento. No entanto, para sorte de nosso amigo, as miniaturas que usam ataque vs Fortitude não costumam configurar entre as mais usadas, no geral os ataques vs reflexos e vontade são mais procurados. Uma singela vantagem, que nem de longe apaga o péssimo número na defesa.

Nosso amigo não possui muita vida. Apenas 55 pontos. Um número razoável. Vai depender de suas habilidades agora.

O speed da criatura é muito baixo. 4. Ao menos possui vôo o que lhe ajuda bastante.

Nosso amigo possui apenas ataques Ranged. Um deles pode ser usado como ação menor em um alvo em até 10 quadrados e o empurra a até 6 quadrados de distância. Muito interessante, não fosse o baixo número de acerto; +12 vs Fortitude. Ótimo para ser usado vs outro Cérebro, mas realmente baixo vs inimigos com bons números, o bom é que o ataque não causa ataques de oportunidade. Logo seu uso ao menos é incentivado.

O outro ataque ranged, para mim é o melhor - em termos: Pupetter, possui um péssimo alcance, para alguém que se move apenas 4, ter alcance 5 é muito triste, mas também considerando que a criatura é um cérebro, acho que não poderia pedir mais. Ainda assim o ataque me parece interessante, ele pode ser usado versus um aliado ou um inimigo, visa a Vontade com um bônus de +15 para acerto, e se acertar o alvo toma um ato imediato como se estivesse dominado.

Este ataque, agora esta previsto nas novas regras da guilda. Como Dominado possui uma descrição apenas para sim. E esta definido assim: A criatura alvo, se atingida, está Dominada e age imediatamente tomando um turno como se estivesse sob dominação. Ou seja a criatura pode ou se mover ou atacar, e após realizado este movimento ou ataque volta imediatamente a condição normal, saindo desta falsa dominação. Por estar "dominada", algumas coisas acontecem, a principal é que ela possui todas as limitações de Dazed, sendo que o principal beneficio é que ela pode ter uma ação fora de seu turno.

Este ataque é muito interessante, principalmente se usado de maneira adequada com Telekenitec Thrust o ataque ranged anterior descrito acima. O combo funcionaria assim. Você usa Telekenitic primeiro e então move o seu alvo inimigo com push próximo a quem vc quer que ele ataque na sequencia, e então usa Pupetter. Os principais problemas são: Que você tem que acertar os ataques, principalmente o Telekenitic, e ainda para Realizar os ataques você deve considerar que terá que no mínimo mover o cérebro para realizar o ataque princiapal - Pupetter - com um range curto de 5. Uma tarefa realmente não muito fácil.

Até aqui eu não tenho muita certeza de o quão positiva esta criatura pode ser. Eu sinceramente não animaria a usá-la.

Mas temos um poder ainda a analisar:

Protect the Master. E eis que no final o cérebro se salva. Protect the Master é espetacular. Este poder é um poder Ativado, ou sejá só não funcionara se a criatura estiver stunned ou helpless. E o que faz? Simplesmente transfere o dano do cérebro para um outro aliado (não-campeão) em até 5 quadrados. Pela descrição do poder, esta transferência não se caracteriza redirecionamento, o que é muito bom, e o cérebro toma 5 de dano. Em um exemplo prático se uma criatura atacar o cérebro, o acertar e for causar 20 de dano, estes 20 de dano se transferem para um aliado e o cérebro toma 5 de dano.

Isto transforma nosso pequeno amigo em um sobrevivente. Ou seja por 41 pontos de custo, temos alguém com realmente muita vida em jogo.

Analisando toda a peça, eu diria que o Cérebro, é uma peça de uso extremamente dificil, e vai por o hall das peças tech. Você precisa de fato pensar em como usar o cérebro da melhor maneira.

Sugestão de bando:

Civilization evil; Brain in the Jarr x2, Dwarf Ancestor, Gargoyle (Dungeons of Dread), Gnome Trickster, goblin runner x2, Iadabold. 199 pts, CR 0, 8 acts. Mapa: Dragongraveyard, Caracteristica: Defensivo tech.

A estratégia principal no bando acima se caracteriza na sobrevivência. Ambos Dwarf Ancestor e Gargoyle possuem um poder em comum: Stone Transformation, onde em troca da ação de ataque as criaturas ganham Resistência All 20. A idéia é fazer com que estas criatuas se movam apenas o básico (5 dwarf e 7 gargoyle) e então assuma Stone Resistence, enquanto isto os cérebros avançam confortavelmente entre seus aliados. Caso algum ataque seja efetuado contra as criaturas com resistência 20 o mesmo é descontado. Se o ataque for direcionado aos cérebros, eles usam Protect the master para transferir o dano principal para ou o Gargoyle ou o Dwarf, que apenas sofrerão o dano superior a 20. Note que o bando fica virtualmente imune a maioria dos danos, mas paga este preço com lentidão. Em especial a do anão que se move muito pouco e é uma criatura grande. Ai entra o Gnome trickter que pode auxiliar o anão a andar até 4 quadrados usando o seu slide em aliados. A grande peça de ataque do bando é o Dwarf Ancestor. Que no momento correto usara seu combo principal que é usar Blink Out combinado com Moradin´s Righteous Fury, e então com uma defesa de Vontade de apenas 21 pode ser muito bem alvo de Pupetter de seus aliados cérebros. Para que o anão não chegue muito ferido ao combate, procure passar os danos que excedam aos 20 de resist para o Gargula, poupando assim a vida do Anão. Iadabold, também pode garantir extras 10 de vida com seu ablation. E se preferir podes trocar um dos goblins runner que esta no bando para catar victory points por Josan e garantir mais 5 pontos de vida extra. Este bando é extramente complexo e vai requerer muita paciência do jogador. Fraquesas: Lentidão, o bando vai demorar bastante para chegar a ação; Condições: bandos inimigos que causem muitas condições ao adversário podem ser a ruina deste bando.

Note que O combo de transferir o dano com uma criatura com Stone transformation pode ocupar papel secundário. Você pode construir por exemplo um bando com 1 brain in the Jarr e 1 Dwarf Ancestor (90 pts de bando) e usar outras peças para ajuda-los, como por exemplo, inspiring marshall, hobgoblin marshall, podes acrescentar ataques a distancia como Tomebound Arcanist e outras peças.

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