A Montanha Subterrânea, um vasto e enorme complexo de masmorras que fica exatamente abaixo da gigantesca e bela cidade de Águas Profundas (Waterdeep) já foi vista e revista diversas vezes. Sinceramente meu primeiro contato com o local veio em 1994, quando da criação da caixa exclusiva sobre o local que vinha com mapas, fichas de monstros, um livro de descrição e um livro de aventuras. Desnecessário dizer que na época eu achei o local o máximo, e SIM, como todo bom mestre de RPG que se preze, coloquei pelo menos um grupo ou dois de aventureiros a tentar sobrepor os desafios de Hallaster e sua masmorra infinita.
Mais tarde três suplementos, conhecidos como Dungeon Crawlers, abordaram os três níveis perdidos da masmorra gigante, e particularmente a aventura em que os personagens ficam pequeninos como ratos é uma das mais bacanas que já mestrei.
Sem muitas delongas, o novo livro da 4e, me trouxe imediatamente a memória uma centena de momentos bacanas que vivi, durante meus bons tempos de jogador e mestre de RPG, e com tanta coisa na mente, ler o novo livro me trouxe boas sensações.
Vamos falar dele então.
O novo livro sobre a Montanha Subterrânea, premia o lugar com uma capa dura e uma ilustração muito bacana, já mostrando os heróis adentrando e se defrontando com as armadilhas do lugar. O livro ricamente ilustrado, resume rapidamente a história do local, apresenta locais, algumas aventuras, 80 locais e descreve novos monstros.
O livro não é muito grande, possui apenas 96 páginas, mas seu conteúdo surpreende. Eu diria que foi bem elaborado e muito bem planejado, manteve um foco simples de apresentação e neste quesito é realmente excelente.
Acompanha o livro, dois mapas frente e verso. Um deles tem em um de seus lados a ilustração do enorme complexo do primeiro nível da montanha subterrânea, o outro lado apresenta o interior do Portal Bocejante, uma das tabernas mais famosas do reino, principalmente porque em seu interior existe um fosso enorme com entrada direta para o primeiro nível da montanha (e olha que são nove ou mais). Estes mapas se encontram fixos ao livro e precisam ser destacados. É necessário um pouco de cuidado ao fazer isto para não estragar o material.
Sinceramente pra mim, o mapa do Portal Bocejante já vale todo o livro. Lembro que seguidamente os aventureiros voltavam ao lugar e era lá que muitas aventuras, interpretações e tramas tinham inicio.
Os outros mapas, ilustram locais de encontro.
O livro inicia com uma breve introdução histórica sobre a Maior Masmorra de Todas, e segue com um capítulo que mostra alguns locais para adentrar e sair da mesma. Para quem ainda não jogou na Montanha Subterrânea, já digo de antemão: este é o lugar que em RPG se sentenciou que "entrar é fácil, já sair..."
Um grande ponto sobre o livro é que ele dá um bom destaque ao Portal Bocejante, e seus vários residentes. É bacana saber que de certa forma o bom e velho Durnan, continua por lá.
Após o livro introduz aventuras. Uma maneira de combiná-las e idéias de tramas para elas. Pena que são todas de níveis baixo. Pra variar aquele bom e velho sistema randômico para criação de salas através de tabelas e rolagens de d100 continua.
São descritas quase 80 salas, todas com informações completas para o mestre. Alias aqui entra um ponto alto. Lembro que na primeira vez que mestrei o local, para criar os níveis seguintes eu tomei como base as descrições das salas que eu possuia nos livros antigos. Devo dizer que com este livro a criação das salas é ainda mais fácil. Pois você pode criar facilmente um sistema randômico de descrições, pegando por exemplo, a descrição da sala X e combinando, criaturas e desenvolvimento de outras salas. Um ponto enorme em favor do livro.
Outro ponto muito bacana é o que se refere as Salas Infames. Excelente. Para old players re-ver antigos locais é muito bacana, como por exemplo o Salão dos Espelhos.
Por fim, um destaque para os monstros próprios do local.
A única coisa que me desapontou um pouco no material é que senti falta da descrição de pelo menos mais um nível da masmorra. Tudo bem que 80 câmaras já vai dar trabalho, mas considerando o local, alguma coisa a mais poderia ter. Outra situação incômoda é que para usufruir 100% do livro, você vai precisar ter o livro dos monstros consigo. Pois nos encontros apenas cita as criaturas, e não concede as fichas de monstros como em outros livros. O que é uma pena, mas entendível já que na verdade o livro é para ser um Suplemento e não uma aventura.
No geral o livro é muito bom, e deve proporcionar boas horas de aventura para mestres e jogadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário