Eu comecei a refletir o porque. Tentando pensar o que esta coleção possuía que tanto me encantava, e após muito refletir eu devo dizer que a Pathfinder tem realmente triunfos interessantes.
Ao criar uma coleção de miniaturas para um sistema de aventuras específico a Paizo, cria uma situação muito interessante. Ela consegue fazer com que fique fácil de administrar as raridades e importâncias das miniaturas, ela destrincha o enigma da complicada matemática entre as miniaturas comuns, incomuns e raras.
As criaturas que se precisam em quantidade, tem quantidade, as que não precisam não as tem.
E quando você observa a coleção, observa as miniaturas e a quantidade em que elas vem, você - principalmente quem foi ou é mestre de aventuras - rapidamente começa a sonhar com a aventura para a qual elas foram desenhadas, imaginando o tipo de desafios que os aventureiros teriam que enfrentar.
Sinceramente, este é o grande ponto da coleção e eu diria do sistema Pathfinder de Miniaturas, que adotou esta ideia na sua última coleção Rise of Runelords.
E por conta, das temáticas da aventura, temos os agrupamentos de criaturas novamente muito bem desenvolvidos: derros, mites, golens e principalmente...elementais.
E eu diria, que são nos elementais que a empresa se supera. Ela cria oito esculturas, quatro médias e quatro grandes (tamanho large, mas acredite é huge) que impressionam. Apenas com as miniaturas em mãos para se ter uma idéia da imponência delas. Particularmente todas são lindas, mas em especial o elemental da água - o grande - esta fora de série. Perfeito para o tema, e pode ser adaptado facilmente como elemental do ar, e eu diria inclusive alguma criatura fantasmagórica gigante, pois a miniatura é feita em plastico transparente. A miniatura esta realmente excelente.
E não é só ela, as outras miniaturas também estão bacanas, e tem várias minis que não tinham escultura, como os mites, alguns golens, o cavaleiro sem cabeça e finalmente...um demi-lich!
A grande maioria das criaturas apresentadas já possuem versão de D&D, mas as opções oferecidas pela Paizo, estão competindo de igual pra igual ou para melhor. Esta é a verdade.
Outra coisa que é bacana, mas tem um porém, são as miniaturas de personagens. Todas são muito legais, a única coisa que me incomodou é que 85% delas são femininas, pensando que a maioria dos jogadores são masculinos, acredito que a empresa errou um pouco a mão neste sentido.
No geral as miniaturas estão muito bem esculpidas e muito, mas muito bem pintadas mesmo. Gostei bastante da coleção.
Sobre o problema da composição do material da Paizo, eu diria que ele continua, elas continuam sendo mais frágeis, e podem quebrar com muita facilidade se comparadas com as minis de D&D. No entanto o sistema de embalagem melhorou e o número de peças falhadas caiu drasticamente.
Outra coisa, sem dúvida é que com a prática de colecionar as miniaturas, você desenvolve com o tempo algumas perícias, e uma das que são necessárias, é a de pegar a miniatura sempre pela base, principalmente na hora de a retirar do booster, no caso das miniaturas pequenas é mais importante ainda, pois, as bases estão normalmente muito bem fixas nos sulcos que vem na proteção de plástico e puxá-las pela escultura pode acarretar em danos na escultura que vai de romper a mesma da base ou até de quebrá-las.
Mas, está sem sombra de dúvida melhor, não está 100%, mas melhorou muito neste quesito desde RoR. Shattered Star está sem sombra de dúvidas uma coleção muito bacana, e com certeza beira a uma das melhores coleções de minis criadas até o momento.
Tb fiquei com água na boca qdo vi as minis aki e outros sites, até no blog da PAIZO entrei. Preciso ver ao vivo, mas se chegam próximas do q vi nas fotos, são excelentes. Gostei do vídeo, seria legal fazer um apresentando todas as minis desta coleção, com bastante Zoom para ver qualidades e falhas.
ResponderExcluirE desta vontade de tê-las em mãos, pergunto: Logo estarão na feirinha?