Eram seis aventuras, que foram comercializadas separadamente, e que podiam ser jogadas individualmente ou em campanha. O sucesso, e a forma como a aventura foi escrita foi tamanha, que ganhou rapidamente o apresso dos jogadores de RPG.
E se tornou o carro-chefe da Paizo no mercado. A campanha conhecida como Rise of Runelords, era dividida em seis títulos diferentes e levavam os jogadores e seus personagens de níveis iniciantes até os mais elevados. Nas páginas destes seis livros os jogadores de RPG encontraram tudo o que sempre gostaram em uma boa campanha. Uma trama consistente aliada a descrições precisas sobre personagens, personagens de mestre, monstros e locais de exploração.
A aventura iniciava em uma pequena cidade costeira conhecida como Sandpoint, e avançava em direção a outras cidades, a áreas selvagens, em locais antigos de ruínas secretas, em masmorra mortais, e em lares de civilizações monstruosas inteiras, como lares de gigantes de pedra e ogros, sem falar em confronto com dragões.
Para quem está um pouco intrigado e ainda não está sabendo bem sobre o que estou falando, Pathfinder é um sistema de RPG novo, muito similar - e que muitos acreditam que seja superior - ao sistema 3.0 de D&D. Quando de seu lançamento, a aventura inicial usava muitas regras similares de D&D, inclusive isto é um ponto favorável ao jogo, pois é muito fácil de adaptar ao sistema Pathfinder jogadores e aventuras de D&D (ou vice-versa).
Com o passar do tempo, a Paizo (empresa dona do sistema Pathfinder) desenvolveu uma série de materiais, livros, romances e suplementos na cola de D&D. Muitos afirmam inclusive que a empresa ganhou o mercado de RPG (atualmente o sistema possui melhores vendas que o de D&D) porque manteve a linha do sistema 3.0, enquanto que o D&D adentrou na sua quarta edição, lançando um sistema novo, que desagradou a grande parte dos fans.
De todo modo, Pathfinder, teve seu desenvolvimento próprio, e apesar das comparações inevitáveis se saiu muito bem. Desde sua estréia em 2007 que rendeu em 2008 à aventura Burnt Offerings (primeira parte de Rise of Runelords) o título de primeiro lugar, como melhor aventura de RPG no prêmio ENnies (O Oscar dos jogos de RPG assim dizendo). A Paizo e o sistema Pathfinder deslancharam. E no mesmo ano a Paizo ganhou o título por votação popular como a melhor empresa desenvolvedora de RPG´s de mesa.
Com a fama, ditando o caminho e com um material qualificado a mão, as seis aventuras que tornaram o sistema de Pathfinder famoso, rapidamente começaram a sumir do mercado. E em julho de 2012, a empresa resolveu lançar no mercado todas as aventuras novamente.
Mas desta vez, em um único livro: Rise of Runelords Edição especial de Aniversário.
Este super livro com mais de 400 páginas reúne em seu interior todas as seis aventuras originais da campanha mais famosa do sistema Pathfinder: Burnt Offerings (ENnies de melhor aventura 2008), The Skinsaw Murders, The Hook Montain Massacre, Fortress of the Stone Giants, Sins of the Saviors e Spires of Xin-Shalast.
Todas as seis aventuras se encontram impressas em grande parte com o material original, mas totalmente adaptadas para o sistema oficial de Pathfinder. Foram adicionados diversos materiais e descrições extras ao longo de todo o livro, tornando as aventuras originais que já eram excelentes, muito melhor.
Cada inicio de livro (ou capítulo), se apresenta como uma seleção de tópicos próprios (como os livros originais) e apresenta a ilustração das capas originais.
As ilustrações são um show a parte. Ricamente ilustrado, com caracterizações próprias, é muito fácil identificar todos os cenários das aventuras e da campanha apenas observando as artes do livro. A cartografia também é precisa e é tão bem feita que parece facilitar as localizações dos locais principais da aventura. Os personagens, por sua vez, são ricamente descritos, incluindo maneiras, trejeitos e costumes. O mesmo acontece com os monstros principais. Por exemplo, os goblins que constituem um dos primeiros desafios da campanha são apresentados com inúmeros detalhes curiosos, que agregam muito cenário e riqueza a aventura.
O livro, é praticamente auto-suficiente. Pois ele apresenta as aventuras, ele descreve os locais com precisão, e inclusive, acrescenta um apêndice acrescentando mais informações sobre cada um dos locais mais importantes das aventuras. Apresenta com detalhes impressionantes uma série de personagens para contracenar com os heróis e interagir com eles. Ainda na sessão de apêndice temos descrição de magias e itens mágicos únicos a aventura. E o mais impressionante é que não é cansativo. É bem dividido, em tópicos fáceis e rápidos de serem lidos e com bom conteúdo. Tornando-se na minha opinião um livro excelente de RPG. Um pouco caro, mas considerando que são 6 livros em 1 só, compreensível.
Outras informações:
Para quem deseja usar a campanha Rise of Runelords Edição Especial existe no mercado além do novo livro, uma coleção de miniaturas de mesmo nome: Rise of Runelords miniatures. A coleção de miniaturas é espelhada nas aventuras da campanha e são vendidas separadamente. O interessante é ver a precisão como as mesmas foram feitas. Obviamente a coleção não cobre todas as criaturas da campanha, mas muitas delas possuem sua caracterização em miniaturas.
Abaixo selecionei algumas ilustrações de personagens e acoplei a miniatura próximo a ilustração, apenas para comparação. Observem que trabalho impressionante a Paizo fez para que seus jogadores tirassem o máximo da experiência de jogar Rise of Runelords.
Também é necessário dizer que algumas criaturas de Rise of Runelords já saíram na coleção anterior de miniaturas conhecida como Heroes and Monsters.
Particularmente os seis heróis principais da aventura, que ilustram as capas individuais da campanha, possuem apenas 2 representantes na coleção Rise of Runelords. Para completar com os outros quatro heróis é necessário encontrar o primeiro set de miniaturas pré-pintadas chamado de Begginers Box Heroes. De posse deste material mais as miniaturas de Rise of Runelords e com o livro da edição especial você terá nas mãos um excelente material de RPG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário