sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tatu e Dragão Fada ( Armadillo and Fey Dragon )

Esta semana me dediquei a criaturas de tamanho pequeno (small). Talvez inspirado porque minhas filhas estivessem com catapora e acabei passando bastante tempo com elas, resolvi fazer as criaturas de tamanho pequeno.


A primeira criatura criada foi o Tatu. Eu tive esta ideia observando o casco do runespiral demon, e também porque aqui no Rio Grande do Sul e especialmente nos arredores da casa da minha sogra tem muito destes bichinhos. Achei que era uma besta que faltava pra miniaturas. Talvez não tão util como criatura para RPG ou para DDM, mas mesmo assim achei que seria bem interessante criar a peça. Afinal gnomos, halflings e outros diminutos podem se aproveitar da toca destes pequenos camaradas não é mesmo?


Bom a construção do tatu exigiu duas peças: o Runespiral demon que serviu de base, o Kobold Champion onde decepei a cabeça da criatura para criar a cabeça base do Tatu, e como eu tinha o chifre do unicórnio sobrando, este se transformou em uma cauda perfeita.


A montagem do Tatu foi realmente bem fácil, pra não dizer que tudo foi moleza, tirar o runespiral demon inteiro de sua base é bem complicado. Por ser pequeno e compacto você tem que usar uma força moderada se não quiser cortar seus dedos.


Com as várias peças na mão, encaixei todas para que se dispussem no formato do pequeno manifero.






A cabeça do kobold ficou perfeita. E as sobras das pernas extras do runespiral foram usadas para fazer os acabamentos necessários, como molde das pernas e orelhas alongadas do tatu.


Apos a montagem do mesmo, fiz a pintura da criatura.
Nesta miniatura eu resolvi adicionar um pequeno cenário a base. Eu queria que ele desse a impressão de estar escavando um buraco. Pra falar a verdade sabendo o que eu queria, não gostei muito de como ficou. Mas se eu ignorar este fato ficou bem bom.


Seguem fotos do Tatu com a miniatura original para comparações:
















A seguir nosso amiguinho solo e algumas curiosidades sobre ele:


1 ) O tatu possui ao todo partes de 3 miniaturas, mas pode ser feito usando apenas duas: O runespire demon e qualquer kobold. Para fazer a cauda você pode usar a barbatana do runespirel.


2 ) As orelhas do tatu foram feitas a partir de lascas das partes que sobraram do runespirel.


3 ) O tatu possui as mesmas medidas do runespirel.















E o card dele para skirmisher:


Dragão fada


A próxima criatura é o dragão fada.
Dragões fada eram mais comuns na época da segunda edição de D&D, inclusive tendo um herói próprio nas aventuras do rei Tristan das Monshaee. Infelizmente não me recordo do nome dele no momento.


De todo modo para fazer o dragão fada o processo é simplérimo. Você apenas precisa localizar um pequeno dragão, neste caso eu escolhi o menor que eu encontrei, o spiretop drake. Após isto procurei por quem me pudesse ceder asas mais próximas de borboletas que eu encontrasse. A melhor opção foi o Swordwing.


Fazer o dragão é realmente fácil. Basta cortar as asas das duas criaturas. As asas do Swordwing se encaixam perfeitamente nas do pequeno spiretop. Feito isto, repintei a criatura para tons mais florestais, e apenas reposicionei o spiretop na base. E pronto.


Seguem as comparações entre o spiretop e o novo dragão fada.


















E agora segue a visualização indivisual da criatura e algumas curiosidades.


1) O novo dragão-fada ficou com 45mm de altura, 35mm de profundidade e largura.


2) Para a pintura das asas permanecer com o tom "transparente" apenas pinte um dos lados da mesma. Com isso ela absorvera o tom e continuara dando a sensação da transparência.


















E finalizando o card para skirmisher do pequeno dragão:

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Guerra dos Beholders - Épico

Guerra dos Beholders - Final - Beholder Olho Tyrano


Chegamos ao último dos Beholders do Beholder´s Collector Set. Devo dizer antes de mais nada que esta criatura para mim foi a grande surpresa do box, em se tratando das estatisticas.

Digo isto porque a Guilda tinha o costume de deixar as mesmas estatisticas para criaturas iguais inclusive com repaints diferentes como era o caso das criaturas de PHH1 e PHH2 que apesarem de terem nova roupagem ficaram com as mesmas estatisticas.

Quando foi anunciado que este set teria estatisticas próprias a única criatura que eu não esperava tendo algo exclusivo para si era esta, visto que diferente das outras esta não tinha absolutamente nada de diferente de seu predecessor lançado de Dangerous Delves.

E foi ai que a Guilda me surpreendeu criando estatisticas épicas para o monstro. Achei barbaro a idéia.

Dito isto, vamos a análise costumeira das estatisticas da peça. Devo confessar que jogos épicos não são bem a minha área, mas vamos lá.

Nosso amigo de multi-olhos começa custando 222 pontos, uma pontuação intermediaria para épico, nem muito caro, nem muito barato. É possivel com esta pontunação colocar outra criatura na casa dos 150-200 pontos.

Por seus 222 pontos o Olho Tirano nos oferece AC 34, Vontade 36 e as demais defesas 33. Dentro de jogos épicos e de seu custo um bom começo.

Para variar a velocidade de nosso amigo não é das melhores. O 5 só é compensado porque ele tem vôo.

Os pontos de vida estão dentro do custo. 175 é uma boa pontuação para 222 pontos.

Vamos para as ações de ataque.

O ataque base do beholder causa 25 pontos de dano. Eu sempre acho q criaturas épicas deveriam partir seu dano a iniciais de 30, portanto nada impressionante. Da mesma o bonus para acerto de +23 não é lá grandes coisas, ainda mais se o coitado pega na frente um Drizzt, com AC 39. Só precisa rolar 16+ pra acertar o elfo.

Mas verdade seja dita, ninguém espera que um beholder seja bom em combate corpo a corpo. Beholders são atiradores. Bons a distância. Os caras tem 10 olhos pra te bombardear com poderes diferentes hora esta.

Seu primeiro ataque ranged é uma minor action que deixa o inimigo blinded. Mais ou menos, o to hit é mediano apenas +22 contra Reflexos, outro agravante é a distancia máxima do ataque (range 10) que é de dez quadradods. O bom é que é uma minor action.

No segundo ataque temos um ataque de rajada 4 (close 4). Agora eu não estou entendendo o porque desta diminuição no tamanho da area destes ataques. Podia ser 5 hein? não custaria nada.
Pra piorar acho que se enganaram no bônus do to hit...apenas +18? Putz se pega o Drizzt na frente só precisa rolar 19+ pra acertar. Não pode ser sério isto. Bom o dano não é lá grandes coisas, mas tem dazed e é uma minor action. Infelizmente o ataque tem mais contra do que prós então não ficou muito bom.

A ultima ação de ataque do nosso amigo é um ataque em area de de raio 1 no alcance da visão. O to hit melhorou consideravelmente em relação ao ataques anterior mas parou nos +22 contra Will. Pelo menos não é +18. Bom estes 4 pontos de diferença no ataque ajudam bastante. Mas o que melhorou foi o dano. 35 pontos de dano, com deslize de 1 quadrado. Muito bom ataque.

Vamos para os poderes.
Multi tarefas me parece excelente. O Tirano pode tomar uma Minor action adicional por turno, inclusive se estiver pasmo (dazed) ou confuso (confused). Logo será possivel para nosso amigo realizar até 4 ataques por rodada. 1 minor inicial, 1 minor no lugar da move, 1 attack action ou uma minor no lugar da atack action e 1 minor adicional. WOW! Com isto nosso amigo passa de uma criatura mediana para uma criatura interessante. A possibilidade de várias rolagens de dado sempre é favoravel e meche consideravelmente com o fator sorte no jogo. Excelente.

Nosso próximo poder é uma aura de opressão 4. Nesta aura inimigos que iniciam seu turno em até 4 quadrados sofrem 10 de dano psiquico automaticamente. Muito bom.

E o último poder do nosso amigo Deft Dodge, é uma defesa muito interessante. Quando ele for alvo de um ataque poderá se esquivar deslizando até 3 quadrados. Isto pode fazer com que ele sai da area de um ataque em area, de um ataque próximo (close), da visão de um ataque ranged, ou mesmo do alcance de um ataque corpo a corpo. Pena que é só uma vez. Muito bom também.

No final os poderes do Beholders salvaram a criatura e a tornaram uma peça tática e com poder de fogo muito bom.

A criatura precisa de alguns incrementos no seu poder de ataque, e com isto se tornará excelente.

Bando de Guerra:
Beholder Eye Tirant, Neogi Slaver x2, Foulspawn Seer, Neogi Great Old Master, Duergar Guard, e buchas de 3 pontos ou 5 pontos.

A idéia do bando é deixar o to hit do Beholder e do NGOM  aumentado.
Inicie a rodada, fazendo ataques a distância de forma segura com o beholder e o neogi utilizando seus ataques em area. A partir da segunda rodada (talvez possa ser feito na primeira), você deve usar o Enslaving Bolt do neogi.
Nesta sequencia é feito o disparo do NGOM dominando sua vitima (de preferencia um inimigo e custo médio (80 pts ou mais) e o deslizando o mais próximo possivel do seu bando. Quando a criatura ativar (se possivel antes do Beholder) se ela não estiver ao alcance dos poderes do beholder aproxime a criatura mais 4 quadrados. Então use o foulspawn para posicionar nosso amigo 4 olhos a 3 squares do inimigo e use os 4 ações a disposição. Primeiro Cegar, depois 1 minor de cone no lugar da move, depois tiro de area e finaliza com mais uma minor de cone extra.

Use o teleporte mais defensivametne e inclusive considere usar o cp de +10 de dano de um Aberrant vs inimigos. Com a criatura bloodada os cps dos Neogis Slavers podem ser determinantes. Principalmente se você acertar dois ataques diferentes do Beholder Tirano. Neste caso você poderá usar 1 cp de cada Neogi Slaver em cada um dos diferentes ataques totalizando +30 de dano. Atenção, isto não pode ocorrer em apenas 1 ataque, pois neste caso um mesmo cp não pode afetar a mesma criatura no mesmo turno no mesmo momento. Por isto a vantagem das minors do beholder. Como cada ataque é considerado separadamente, você pode atacar com uma ação de ataque e aplicar um cp de um neogi slaver, e se acertar com outro ataque com o do segundo neogi slaver. Um mesmo campeão não pode afetar com o mesmo cp um aliado 2 vezes no mesmo turno. Mas dois campeões iguais podem afeta-lo em ações diferentes com o mesmo cp no mesmo turno.

Fraquesas: Bandos Defensivos e fator sorte. Infelizmente as ações de ataque do Beholder não possuem um to hit tão eficiente. Só precisamos comparar com o Neogi que custa a metade para ver isto. Com isto se o adversario possuir defesas muito altas você pode não ter realmente muitas chances. Ainda assim é um bando competitivo.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

VWC 2011

Já iniciaram as inscrições para o Campeonato Mundial do Vassal de DDM.

Quem tiver interesse em participar inscreva-se neste link no fórum plasticrypt.com

http://plasticrypt.com/forum/viewtopic.php?f=87&t=3883

É necessário ter flexibilidade de horarios e instalado o vassal no seu computador, juntamente com o módulo mais atual de ddm.

A flexibilidade é necessária porque os pareamentos são aleatórios e você pode vir a ter que enfrentar alguém com fuso horário muito diferente do seu.

Atenção! Além da inscrição que termina no dia 28 de fevereiro é necessário também enviar seu bando de guerra até a mesma data, pois o torneio inicia em Março!

Sacerdote Sahuagin do Artico (Arctic Sahuagin Priest)

A criatura remodelada do meu set esta semana é o Sahuagin Sacerdote do Artico (Arctic Sahuagin Priest). A primeira aparição de sahuagins no artico que eu me recordo foi no jogo Icewind dale em sua versão extendida chamada Heart of Winter.


Durante aqueles dias nos quais eu me deliciava com o jogo de computador, eu acabei adquirindo também uma coleção de livros da Wizards chamada Sea Devils. Eram três aventuras em sequência, onde os vilões principais eram os Sahuagins. Acompanhando esta sequência de aventuras também havia um módulo que explicava muito bem a sociedade destas criaturas.


Estes livros tiveram grande influencia em minhas narrações e campanhas de D&D. Toda campanha que narrava acabava que uma boa parte dela acontecia submersa.


Aqueles livros da segunda edição que narravam a sociedade Sahuagin, tinham descrições interessantes da hierarquia dos mesmos, e de lá sempre "admirei" os chefões desta raça (sacerdotes, barões, principes, reis) todos muito poderosos e extremamente malignos.


Em uma aventura eu especialmente me admirei com a malevolecencia de um sacerdote de Sekolah, que torturava suas vitimas até que a mesma era oferecida em sacrificio. Acabei acreditando que os sacerdotes eram vilões perfeitos. Recentemente, acho que uns dois anos atras outra aventura, agora na 4 edição me chamou a atenção, em relação a versão polar desta raça.




Então agora que resolvi criar meu próprio set. Decidi que eu teria meu próprio exemplar de um sacerdote. Tomei a liberdade de mesclar a aparencia do sacerdote da segunda edição que possuia os braços extras e mescla-lo com a aparencia do Sahuagin Barão (Sahuagin Baron) e criei um exemplar de sacerdote da raça que achei excelente. Com os mesmos membros extras que diferem os mais fortes da casta em relação aos subordinados e armados e vestidos adequadamente.


Eis que apresento a vocês minha versão de Sacerdote Sahuagin do Artico.




Para dar vida a minha criação, eu resolvi dar uma boa observada nas criaturas bases que ja existiam minis (sahuagins, kuo-toas), e no meu ponto de vista o Sahuagin Ranger dentre todas as opções se mostrou o mais adequado.


De posse do Sahuagin na mão comecei então a tentar imaginar como e de que forma eu o remodelaria para que se tornasse um sacerdote. Evidentemente eu precisaria de um segundo sahuagim pois precisava adicionar braços extras, mas verdade seja dita, esta criatura precisava de roupas de combate, ou melhor dizendo vestes diferenciadas.


Minha procura acabou sendo realmente muito rapida. Pois tenho exposta na minha sala toda a coleção de miniaturas de Lord of Madness, e logo de cara eu vi uma miniatura do Archon Shoalreaver. Ele era perfeito.




Pois possuia, detalhes de armadura aquatica perfeitamente adequados para o meu proposito. E ainda possuia um tridente extra.


Iniciei o processo de experimentação imaginaria fazendo algumas comparações e na sequência comecei a fatiar as peças.






Com as várias peças separadas, eu iniciei o montagem. Minha principal preocupação era com relação ao rosto da criatura. Pois eu queria fixar o elmo do elemental no sahuagin.


Isto se mostrou um desafio, por conta da diferença das dimensões de cada criatura. Enquanto que o Archon possuia uma cabeça mais humana e arredondada, o sahuagin possuia uma cabeça triangular. Os olhos simplesmente não encaixavam.


Decidi que eu deveria ignorar a posição inicial dos olhos da criatura e recoloca-los em outro ponto. Da mesma forma eu precisava remodelar o elmo. Aqui aconteceu um detalhe importante. Cortei o elmo exatamente no meio e após isto comecei a cavar sulcos em seu interior. Isto se mostrou bem fácil porque o plastico do elemental é extremamente flexivel e fácil de aparar, bem diferente por exemplo do plastico usado no esqueleto transparente de Ravenloft que usei no meu ultimo trabalho.


Com o elmo dividido e oco, comecei a simular posicionamentos na cabeça do Sahuagin. Acabou ficando claro que o elmo acabaria tendo uma forma diferente da original, e para adequalo a nova cabeça fiz o mesmo processo de remodelar, colocando os elmos em aguas ferventes e apos ajustando o mergulhando em agua fria, que usei  com as asas do pegasus.






O novo elmo ficou parecendo um pouco com um "coração", bem diferente da forma ovalada original. Eu acabei gostando bastante do resultado. Da mesma forma os sulcos do elmo original acabaram criando novos olhos para a criatura, de maneira que não prejudicou em nada a anatomia da mesma.


Após fazer a cabeça e ficar satisfeito com o resultado iniciei o processo de remodelagem do corpo. Primeira coisa foi dar uma base de branco nas partes da pele da criatura. É necessário pinta-la novamente depois, mas esta base inicial vai lhe salvar um grande trabalho depois, pois a peça é muito detalhada.


Para adicionar o cinturão do sacerdote que é original do archon, eu novamente fiz a mesma coisa, cortei a peça bem no meio e retirei todo o preenchimento dela, após a posicionei sobre as pernas da maneira que acreditei ser a mais adequada. Sempre fixando com a ajuda de uma super cola.





Feito isto eu iniciei o processo de ajuste do torax. Neste momento ficou evidente pra mim que colocar o peitoral do archon direto sobre o cinturão não daria certo. Eu precisava de corpo do sahugin. Qual não foi minha surpresa ao perceber que quando criei o cinturão oco, eu também havia criado uma base exata para encaixa o corpo do sahuagin.



Com o corpo do sahuagin fixo agora no cinturão, eu novamente fiz simulações e notei duas coisas. Primeiro eu teria que fatiar o corpo em "/" e retirar as barbatanas. Feito isto fixei o corpo no cinturão.
Com o corpo inicial em forma, adicionei o peitoral, fixei a cabeça e na sequência os braços. Recoloquei a barbatana e decidi que precisaria fatiar um segundo Sahuagin pois precisava dele um braço extra e mais barbatanas colocadas em pontos extratégicos para dar uma boa liga a miniatura. Feito isto repintei a criatura, fiz alguns detalhes extras na armadura e conclui o processo.


Seguem agora imagens de comparação do Sacerdote Sahuagin do Artico com a miniatura original o Sahuagin Ranger.





















Na sequência, imagens da criatura solo e curiosidades sobre a mesma.


1) Foram necessário 3 miniaturas para realizar Sacerdote Sahuagin do Artico: 2 Sahuagin Rangers e 1 Water Archon Shoalreaver.


2) Para moldar o elmo adequadamente a cabeça do Sahuagin, você deve desconciderar a posição inicial dos olhos da criatura. Os novos olhos ficaram mais ou menos onde antes ficavam posicionados as narinas da mesma.


3) O elmo e o cinturão são ocos e com a ajuda do processo de água quente com imersão em água fria ficam perfeitamente ajustaveis na cabeça da nova criatura.


4) Ocorrerão alguns problemas de encaixe e de posicionamento. O maior deles se encontra no posicionamento dos braços do lado esquerdo, pois não há espaço fisico para os dois. Você acabara tendo quase que juntar ambos.


5) O novo Sahuagin é maior em todos os sentidos que a criatura original. Ele fica com 50mm de largura contra 35mm da original. A profundidade dele chega a 34mm (ponta do elmo a braço jogado para trás) contra 27mm do ranger. E finalmente enquanto o sahuagin de aberrations possui altura de 26mm o artico chega a 36mm na ponta do elmo e 42 na ponta do cabo do tridente direito.













E finalizando a ficha para skirmisher: