quarta-feira, 20 de junho de 2012

Map packs - Game Mastery

Enquanto as novas coleções de miniaturas enchem os fóruns e blogs com prewies, resolvi dar uma olhada nos materiais de acessórios para miniaturas. 


Da última vez falei sobre os Flit Mat, os mapas acartonados e plastificados da Paizo. Hoje vou falar novamente de mais um acessório de jogo da mesma empresa. Os Map Pack, da série Game Mastery.







Se tivesse que comparar eu diria que são os primos pobres dos Tiles da wizards.


Possuem praticamente a mesma função. São pequenos mapas para junção em papel acartonado.


Todos possuem o mesmo tamanho: 20 x 12,5 cm, ou falando em quadrados: 8 x 5 quadrados. 


Neste espaço se encontram o ponto forte do material: As ilustrações. São realmente muito bonitas. Os cartógrafos da empresa estão realmente de parabéns. São artes muito bem feitas.


No geral, se pedissem minha opinião: eu diria que prefiro os tiles da wizards. principalmente porque eles são frente e verso e impressos em papéis duros de baixissima flexibilidade.


Se os Map Pack da Paizo fossem impressos no mesmo material da Wizards, seriam com certeza muito bons. Como não são, nos resta contentar com o pequeno alivio que eles nos fornecem nos valores.


Cada Map pack vem com 18 tiles acartonados impressos em apenas 1 lado, e cada tile possui uma arte diferente do outro. Alguns tiles podem ser colocados juntos formado um cenário especifico, o que na minha opinião em alguns caso limita o uso do material.




Os Map packs são vendidos por temas. Por exemplo: Lares, Infernal, Cidades Elficas, Florestas, Abismo, etc. E são realmente muitos. Acredito que se você tiver os vários conjuntos e sua diversidade, pode realmente achar várias boas funções para eles. Eu particularmente gostei de alguns cenários isolados, e da capacidade de como sempre alterar os grandes mapas da Wizards, sinceramente este pra mim é o grande ponto deste tipo de material. Pegar um mapa chave, observar alguns tiles que podem te ajudar e modificado.


Abaixo agora observem alguns cenários que podem ser criados.


Um pequeno vilarejo no interior de uma floresta. (formado com 4 tiles do Map Pack Lair).



Uma cabana ou estalagem. (formado com 4 tiles do Map Pack Lair).


Uma fonte obscura no too de uma escadaria . (formado com 4 tiles do Map Pack Lair).


Uma pequena masmorra com várias salas e uma passagem subterrânea. Uma cabana ou estalagem. (formado com 6 tiles do Map Pack Lair.).


Quatro blocos dimensionais; terra, fogo, ar e de cristais. Uma cabana ou estalagem. (formado com 4 tiles do Map Extra Dimensional).


Um lar provavel de um gênio ou rakshasa, e um domínio aéreo. (formado com 4 tiles do Map Extra Dimensional).


O interior de um castelo em festa. Com características árabes, jogando o ambiente para encontros com Djins, Rakshasas, Efreets e outras criaturas desta temática. (formado com 4 tiles do Map Extra Dimensional). 


Uma espécie de ancora dimensional. Excelente para representar um local de aprisionamento de alguma criatura poderosa. (formado com 6 tiles do Map Extra Dimensional).


Por fim, mostro com imagens como os mapas principais de D&D podem ser alterados para que você enriqueça suas aventuras usando os Map Packs:

Que tal interrompermos o curso do rio de Flooded Ruins e acrescentarmos em seu meio uma ponte enigmática?


E se As Cavernas do Chaos não tivessem seus acessos principais por meio de tantas cavernas e fossem sim escondidas por uma vegetação espessa. 


Como eu sempre digo, apenas modificar um mapa original já nos faz pensar em alternativas e neste momento já conseguimos criar novos desafios para os jogadores.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Flip Mat - Os grandes mapas da Paizo

Estes dias acabei topando com os mapas para RPG da Paizo, e sinceramente achei bem bacanas.
A Paizo possui vários produtos, resolvi comprar alguns para ver como eram: O Dragons Lair e o Pirate Island.
No geral não me arrependi. 
Achei a cartografia muito bacana. Especialmente a do Pirate Island. Muito bonita! Muito útil.
Quem nunca teve uma aventura de RPG em alguma ilha ou costa marinha. Este mapa com design frente e verso é perfeito.


O nome Flip Mat, vem do quesito que estes mapas são feitos em papel mais grosso e plastificado. É possivel para os jogadores e mestres fazer anotações sobre o mesmo com esferográficas de tinta removível sem estragar o produto.


Os mapas são embalados e vendidos de forma individual e possuem sempre uma arte frente e verso e são vendidos em temas como ilha de piratas, lar de dragão, forte, fazendo, etc.


Abaixo seguem as imagens que editei em Photoshop frente e verso do Dragons Lair:




Nas imagens, se nota claramente o nível de plastificação, bem superior por exemplo aos mapas comuns de D&D. Se você precisa de um comparativo mais claro, imagine as divisórias de mestre de D&D, normalmente acartonadas e plastificadas dos dois lados. É a mesma coisa.

Acreditem observando assim, o mapa não parece ser grande coisa, mas asseguro que a qualidade do design é muito boa.

O que não me agradou é que como o mapa é grande e feito em papel acartonado e plastificado, quando se abre ele para usar, se tem grande dificuldade para deixa-lo reto e adequado. Nada que alguns pesos não resolvam. No mais ele é totalmente compatível com as miniaturas de RPG como as de D&D e as próprias de Pathfinder.

Em termos de ilustração o da Ilhas Piratas é excelente, principalmente, o lado que mostra a ilha. Um ótimo design de uma ilha, com vulcão e costas. Muito bacana. Na época de skirmisher um mapa destes seria algo grandioso.




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dungeon Command Manual de Regras (Dungeon Command Rulebook)

E eis que desemboca o manual de regras de Dungeon Command.
O novo jogo de skirmisher entre miniaturas que caira agora na área de Boardgames por conta de seu novo Design, tem lançamento para julho, mas seu livro de regras já se encontra disponivel para dowload.


Baixe o Manual de Regras!



E após ler atentamente as regras posso dizer que me impressionei. Em um primeiro momento acreditei que a ausência do uso de dados no jogo pudesse tirar parte da emoção ou consistência do mesmo, mas sinceramente gostei muito da mecânica apresentada.

A parte interessante e que justifica o nome do jogo, é que neste jogo você adota o papel de um comandante. E como tal você precisa, administrar suas tropas, comprar criaturas, equipamentos, magias e com a soma disto enfrentar e destruir as tropas do exército do comandante adversário.

Diferente do playtest original onde o jogo acabava quando o ouro do mesmo findava, agora em sua versão final o que entra em jogo na verdade é a Moral. Se você conseguir quebrar a moral do bando advesário você vence, ou no momento em que seu adversário não tiver mais como trazer "soldados" para o campo de batalha.

Os boosters iniciais vão fornecer tudo o que UM jogador precisa para batalhar. Um exército inteiro, cards, tiles, marcadores e tokens. É interessante saber que além dos cards de criaturas, teremos cards que representam poderes e principalmente os cards de comandante. Que será a base principal das habilidades de seu exército. 

Diferente do Skirmisher anterior, me parece que o novo sistema está mais simples, e pode ser jogado de forma mais rápida. 

Dois adendos me agradaram. 
Primeiro são as regras para multiplos jogadores. Neste quesito os mapas vão simplesmente aumentando a medida que os novos jogadores são inseridos na batalha, e os novos espaços iniciais são demarcados. Os jogos podem ser feitos em em anarquia (free-for-all) ou algo como todos contra todos ou em sistema de times. O que me leva a crer que será um sistema muito disputado e jogado.

Segundo é que me agrada saber que vão existir regras para criação de bandos de guerra avulsos. Obviamente como os jogos oficiais vão depender do lançamento de novos boardgames de guerra, isto será um pouco complicado no inicio. Mas já estão anunciados, 4 boards para este ano e mais 3 para inicio do próximo, ou seja teremos em breve 7 times prontos, e que poderão SER combinados!

Em uma primeira olhada, o manual me agradou, agora falta aguardar para ter os produtos em casa e testar a mecânica de jogo em tempo real.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Forja de Crom (Anvil of Crom)

Estava a procurar uma trilha bacana pra uma sessão de RPG, e reencontrei uma das melodias mais marcantes de minha juventude. Anvil of Crom, a trilha sonora para o filme Conan the Barbarian, criada por Basil Poledouris. 

Fiquei tão emocionado ouvindo e relembrando a melodia, o filme e minha juventude, que fui obrigado a postar a mesma aqui. Para relembrar, para enaltecer, ou simplesmente para colocar de fundo em alguma sessão de batalha, eis aqui uma melodia impar de guerreiro.

A melodia propriamente dita, inicia um pouco após o prologo. Para quem quiser acompanhar e entender o que o narrador comenta, pode acompanhar abaixo o texto com o dialogo do mesmo. Ao final da narração de abertura, deleitem-se com esta obra prima instrumental.






...between the time
when the oceans drank Atlantis,
and the rise of the sons of Aryas,
there was an age undreamed of.
And onto this, Conan,
destined to wear the jeweled crown
of Aquilonia upon a troubled brow.
It is I, his chronicler,
who alone can tell thee of his saga.
Let me tell you of the days of high adventure!